Como tomar chá de pariri

Como tomar chá de pariri
Imagem: amigosjb.org.br

Deseja saber como tomar chá de pariri? Em umComo vamos lhe explicar tudo o que precisa saber acerca desta planta. O pariri, conhecido também como piranga, carajurú, paripari, cipó-pau, cipó cruz e puçá panga, é uma planta com propriedades medicinais. Esta planta trepadeira de flores roxas ou rosas e de folhas verdes tem sido bastante utilizada em remédios caseiros para tratar hemorragias, anemia, corrimentos vaginais, diarreia, entre outras condições. Por isso não deixe de ler este artigo e se beneficiar de todas as suas propriedades!

Benefícios do pariri

O pariri conta com propriedades antimicrobianas, cicatrizantes, anti-inflamatórias, antifúngicas, adstringentes e até afrodisíacas. Por isso, esta planta é ótima para auxiliar o tratamento de hemorragias, dores intestinais, anemia, diarreia com ou sem sangue, corrimento vaginal, icterícia, conjuntivite, inflamações ginecológicas e pode ser útil na luta contra alguns tipos de câncer, como o de boca, útero e leucemia. Isto porque durante os tratamentos de quimioterapia e radioterapia, o organismo sofre uma queda de hemácias e a planta ajuda a aumentar a hemoglobina no sangue.

Imagem: flickr.com

Como tomar pariri

Dependendo da condição a tratar, o pariri deve ser consumido de forma diferente. Para tratar inflamações, cólicas ou anemia você deve fazer o chá de pariri com folhas e flores da planta. Para isso, pegue em 3-4 folhas e 2 flores da planta e coloque-as em um litro de água fervente. Abafe por cerca de 5 minutos e deixe esfriar. Quando o chá estiver à temperatura ambiente já pode beber e deverá consumi-lo nas próximas 24 horas após a sua preparação.

Para auxiliar o tratamento de diarreia, inflamações uterinas, hemorragias, corrimentos vaginais ou feridas na pele, você deve amassar apenas as folhas da planta, picá-las e batê-las no liquidificador juntamente com um pouco de água. Depois é só passar no local afetado e, no caso de condições vaginais pode fazer um banho de assento quente.

Imagem: dicascomoemagrecer.com

Contra-indicações

Pessoas que tenham hipersensibilidade a taninos, saponina, cajurina, bixina, ácido anisíco, ferro assimilável e cianocobalamina não devem consumir pariri, pois estas substâncias encontram-se presentes na planta.

Efeitos colaterais

Apesar de até ao momento não ter sido registrado nenhum efeito colateral com o uso do pariri, não deve usar nenhum tipo de tratamento natural sem antes consultar o seu médico. Para além disso, não deve consumir esta planta em excesso, apesar de todos os benefícios.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar chá de pariri, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Pode encontrar o pariri à venda em lojas de produtos naturais.