Como tomar Ciclo 21

Como tomar Ciclo 21
Imagem: anticoncepcionais.net

O Ciclo 21 é um anticoncepcional de uso oral, que tem como principal função proteger a mulher da gravidez indesejada. Para além disso, ajuda a controlar irregularidades menstruais como insuficiências ovarianas ou distúrbios nos ciclos menstruais. Os princípios ativos presentes no Ciclo 21 são o levonorgestrel e o etinilestradiol, presentes também em outros contraceptivos de uso oral. Mas para garantir a total eficácia do Ciclo 21, é essencial que seja tomado da forma correta. Por isso, em umComo vamos lhe explicar como tomar Ciclo 21.

Passos a seguir:
1

Os comprimidos de Ciclo 21 vêm em uma cartela de 21 drágeas, que devem ser tomadas diariamente e à mesma hora durante 21 dias consecutivos, seguindo a ordem dos dias indicada na embalagem. Após a ingestão do último comprimido da cartela, deve ser feito um intervalo de 7 dias, em que ocorre o sangramento devido à privação hormonal após 2-3 dias da ingestão do último comprimido. Depois a nova cartela deve ser iniciada logo após os 7 dias de pausa, ou seja, no 8ª dia.

Imagem: meuanticoncepcional.com
2

Se vai tomar Ciclo 21 pela primeira vez e no mês anterior não utilizou nenhum contraceptivo hormonal, deve iniciar a cartela de preferência no primeiro dia do sangramento menstrual. Também pode começar a tomar Ciclo 21 entre o 2º e o 7º dia do ciclo, no entanto é recomendável usar um método contraceptivo não hormonal durante os 7 primeiros dias de administração do anticoncepcional.

3

Caso troque de contraceptivo oral, começando a tomar Ciclo 21 ao invés de outro anticoncepcional, deve iniciar a cartela logo após a ingestão do último comprimido do antigo contraceptivo oral. Nestas situações, não se faz a pausa de 7 dias e toma-se seguido. Também é possível iniciar no dia seguinte ao intervalo sem comprimidos, mas a primeira opção é preferível para conseguir uma maior eficácia.

4

Quando passa a usar Ciclo 21 ao invés de outro método contraceptivo contendo apenas progestogênio, como a minipílula, pode interromper a qualquer dia e começar a tomar Ciclo 21. Em casos de implante ou contraceptivo injetável, deve se iniciar no dia da remoção ou na data prevista para a próxima aplicação. Em qualquer um dos casos, é recomendável a utilização de outro método contraceptivo durante os primeiros 7 dias de administração do Ciclo 21.

5

Em casos de esquecimento de ingestão do comprimido Ciclo 21, a eficácia do anticoncepcional fica reduzida e, ainda mais caso o tempo de esquecimento for maior. Se se esquecer de tomar um comprimido Ciclo 21, deve tomá-lo assim que se lembre, mesmo que isso signifique tomar 2 drágeas em simultâneo. Depois pode continuar a tomar o anticoncepcional no horário habitual.

Imagem: meuanticoncepcional.com
6

O uso de Ciclo 21 é contra-indicado a:

  • Mulheres grávidas;
  • Hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula;
  • Trombose venosa profunda;
  • Distúrbios trombogênicos;
  • Hipertensão não controlada;
  • Diabetes com alterações vasculares;
  • Hepatite;
  • Icterícia;
  • Distúrbios tromboembólicos;
  • Carcinoma mamário ou genital;
  • Herpes gestacional.
7

A ingestão de Ciclo 21 pode causar os seguintes efeitos colaterais: vômitos, náuseas, dor abdominal, alterações de peso, intolerância a lentes de contato, aumento das secreções vaginais, sensibilidade nas mamas, inchaço abdominal, candidíase vaginal e alterações no fluxo vaginal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Ciclo 21, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Antes de tomar Ciclo 21 consulte primeiro o seu médico ou ginecologista, para saber se este é o anticoncepcional indicado para si.