
O Ciclo 21 é um anticoncepcional de uso oral, que tem como principal função proteger a mulher da gravidez indesejada. Para além disso, ajuda a controlar irregularidades menstruais como insuficiências ovarianas ou distúrbios nos ciclos menstruais. Os princípios ativos presentes no Ciclo 21 são o levonorgestrel e o etinilestradiol, presentes também em outros contraceptivos de uso oral. Mas para garantir a total eficácia do Ciclo 21, é essencial que seja tomado da forma correta. Por isso, em umComo vamos lhe explicar como tomar Ciclo 21.
Os comprimidos de Ciclo 21 vêm em uma cartela de 21 drágeas, que devem ser tomadas diariamente e à mesma hora durante 21 dias consecutivos, seguindo a ordem dos dias indicada na embalagem. Após a ingestão do último comprimido da cartela, deve ser feito um intervalo de 7 dias, em que ocorre o sangramento devido à privação hormonal após 2-3 dias da ingestão do último comprimido. Depois a nova cartela deve ser iniciada logo após os 7 dias de pausa, ou seja, no 8ª dia.

Se vai tomar Ciclo 21 pela primeira vez e no mês anterior não utilizou nenhum contraceptivo hormonal, deve iniciar a cartela de preferência no primeiro dia do sangramento menstrual. Também pode começar a tomar Ciclo 21 entre o 2º e o 7º dia do ciclo, no entanto é recomendável usar um método contraceptivo não hormonal durante os 7 primeiros dias de administração do anticoncepcional.
Caso troque de contraceptivo oral, começando a tomar Ciclo 21 ao invés de outro anticoncepcional, deve iniciar a cartela logo após a ingestão do último comprimido do antigo contraceptivo oral. Nestas situações, não se faz a pausa de 7 dias e toma-se seguido. Também é possível iniciar no dia seguinte ao intervalo sem comprimidos, mas a primeira opção é preferível para conseguir uma maior eficácia.
Quando passa a usar Ciclo 21 ao invés de outro método contraceptivo contendo apenas progestogênio, como a minipílula, pode interromper a qualquer dia e começar a tomar Ciclo 21. Em casos de implante ou contraceptivo injetável, deve se iniciar no dia da remoção ou na data prevista para a próxima aplicação. Em qualquer um dos casos, é recomendável a utilização de outro método contraceptivo durante os primeiros 7 dias de administração do Ciclo 21.
Em casos de esquecimento de ingestão do comprimido Ciclo 21, a eficácia do anticoncepcional fica reduzida e, ainda mais caso o tempo de esquecimento for maior. Se se esquecer de tomar um comprimido Ciclo 21, deve tomá-lo assim que se lembre, mesmo que isso signifique tomar 2 drágeas em simultâneo. Depois pode continuar a tomar o anticoncepcional no horário habitual.

O uso de Ciclo 21 é contra-indicado a:
- Mulheres grávidas;
- Hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula;
- Trombose venosa profunda;
- Distúrbios trombogênicos;
- Hipertensão não controlada;
- Diabetes com alterações vasculares;
- Hepatite;
- Icterícia;
- Distúrbios tromboembólicos;
- Carcinoma mamário ou genital;
- Herpes gestacional.
A ingestão de Ciclo 21 pode causar os seguintes efeitos colaterais: vômitos, náuseas, dor abdominal, alterações de peso, intolerância a lentes de contato, aumento das secreções vaginais, sensibilidade nas mamas, inchaço abdominal, candidíase vaginal e alterações no fluxo vaginal.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Ciclo 21, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.
- Antes de tomar Ciclo 21 consulte primeiro o seu médico ou ginecologista, para saber se este é o anticoncepcional indicado para si.