Como tomar Clomid

Como tomar Clomid
Imagem: steroidal.com

Deseja saber como tomar Clomid? Neste artigo de umComo vamos explicar as indicações, posologia, efeitos colaterais e contra-indicações do medicamento. O Clomid é um medicamento indicado para o tratamento da infertilidade feminina, estimulando assim a ovulação. Este medicamento deve ser utilizado apenas em casos de infertilidade feminina que derivem de anovulação, ou seja, em casos em que os ovários não liberam um oócito, não ocorrendo a ovulação. Se está com dúvidas em relação ao Clomid, neste artigo vamos esclarecê-las.

Passos a seguir:
1

O Clomid tem como substância ativa o citrato de clomifeno, que atua como inibidor do receptor do estrogênio, agindo como indutor da ovulação. Este medicamento aumenta a secreção dos hormônios LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo-estimulante), ajudando a mulher a ovular.

2

O tratamento com Clomid consiste em 3 ciclos, que podem ser seguidos ou alternados, consoante o que o seu médico indicar. O primeiro ciclo do tratamento deve ser iniciado com 50 mg/dia durante 5 dias. Caso ocorra menstruação ou em outras situações, deve se iniciar o tratamento com Clomid a partir do quinto dia do ciclo menstrual. Em casos de pacientes amenorreicas, pode se iniciar o medicamento a qualquer dia do ciclo menstrual.

Imagem: blog.shadygrovefertility.com
3

Caso ocorra ovulação neste primeiro ciclo de tratamento, pode não ser necessário aumentar a dosagem nos ciclos seguintes. Caso contrário, a dose deve ser aumentada no segundo ciclo para 100 mg/dia durante 5 dias e após 30 dias do ciclo anterior (ou mediante indicação médica). A dose máxima recomendada de Clomid é de 100mg/dia durante 5 dias.

4

A maioria das mulheres ovula após o primeiro ciclo, no entanto caso não ocorra menstruação ovulatória o quadro clínico deve ser reexaminado. O tratamento para além dos 3 ciclos não é recomendável, dada a sua ineficiência. Após o tratamento com Clomid, a mulher deve tentar engravidar.

5

O Clomid está contraindicado a pacientes com hipersensibilidade ao citrato de clomifeno ou a qualquer outra substância da fórmula. Pacientes grávidas ou em período de amamentação não devem tomar o medicamento. Além disso, se engravidar durante o tratamento com Clomid, deve suspender de imediato a medicação. Em casos de insuficiência hepática, tumores hormônio-dependentes, metrorragia anormal e cisto ovariano, à excepção de ovários policísticos.

6

Tal como com qualquer outro medicamento, o Clomid pode causar os seguintes efeitos colaterais:

  • Náuseas e vômitos;
  • Insônia;
  • Cefaleia;
  • Tontura;
  • Vertigem;
  • Desconforto abdominal;
  • Poliúria (urinar em excesso) ou disúria (dificuldade para urinar);
  • Mastalgia;
  • Rubor facial;
  • Hipertrofia ovariana;
  • Alterações visuais, como embaçamento visual ou diplopia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Clomid, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Siga sempre as indicações do seu médico quanto à posologia e duração do tratamento com Clomid.