Partilhar

Como tomar cloreto de magnésio para a depressão

Como tomar cloreto de magnésio para a depressão

Uma das formas de lutar contra a depressão sem a necessidade de usar fármacos é adicionando cloreto de magnésio à sua dieta. Este mineral consegue aumentar a produção de serotonina, o hormônio que se conhece como "o hormônio da felicidade" e que regula aspetos como o sonho, o estado de humor ou a energia. Por este motivo, pode aumentar o consumo deste nutriente seja através da alimentação ou de suplementos e, assim poder superar o estado depressivo no qual se encontrar. Neste artigo do umComo vamos lhe explicar como tomar cloreto de magnésio para a depressão, além de lhe indicarmos as suas contraindicações.

Também lhe pode interessar: Como tomar cloreto de magnésio
Passos a seguir:
1

Existem muitas de combater uma depressão, mas se quer fazê-lo de forma natural, pode aumentar o consumo de magnésio, um mineral que lhe oferece grandes benefícios para poder sentir-se melhor, mais vital e com mais energia. O mais destacado é que tomando magnésio conseguirá aumentar a produção do conhecido "hormônio da felicidade", ou seja, a serotonina. Este hormônio produz-se de forma natural para regular aspetos como o estado de humor, o apetite e o sono e se, este se desequilibrar é normal que a pessoa que sofre de depressão veja alterada a sua forma de estar no mundo.

A serotonina é essencial para poder estar satisfeito emocionalmente, assim se tivermos um desajuste deste hormônio é provável que nos sintamos apáticos, depressivos e fracos. Tomando cloreto de magnésio conseguimos liberar e usar a serotonina cerebral e, assim sentirmo-nos muito melhor. Deve saber que um dos compostos essenciais dos antidepressivos médicos é o magnésio, uma vez que estes medicamentos também têm como objetivo aumentar a produção deste hormônio.

Como tomar cloreto de magnésio para a depressão - Passo 1
2

Assim, para aproveitar os benefícios que acabamos de lhe explicar é importante que adicione este mineral no seu dia a dia. Existem diferentes formas de tomar cloreto de magnésio para a depressão e, de seguida, vamos contar para você a mais simples que existe: aumentar a ingestão alimentar deste nutriente.

Entre os alimentos ricos em magnésio destacam-se os seguintes:

  • Frutos secos: são uma das fontes mais ricas deste mineral e, podemos encontrá-lo em maior medida em avelãs, nozes, amêndoas, amendoins, pistaches e castanhas de caju. Pode ingeri-los como lanche ou adicioná-los às suas receitas (saladas, cremes, arroz, etc).
  • Vegetais: sobretudo os que são de folha verde são os que contam com uma maior proporção de magnésio, neste caso, as acelgas e os espinafres destacam-se do resto.
  • Frutas: existem algumas variedades de frutas que também são ricas neste mineral e, por isso, é recomendável que as introduza na sua dieta. Por exemplo, os damascos são os mais ricos pois contêm 250 gramas de magnésio por cada 500 gramas de fruta. As tâmaras também são muito ricas em magnésio, assim como os abacates e a papaia.
  • Soja: a soja também é uma opção perfeita para dar ao seu organismo magnésio e, poder assim produzir mais serotonina e combater a depressão. Esta proteína vegetal contem uma grande quantidade de nutrientes e minerais que o ajudarão a sentir-se melhor.
  • Cereais: o farelo de trigo, de arroz ou de aveia também são opções perfeitas para aumentar o magnésio no seu corpo. Com apenas uma xícara por dia conseguirá uma grande contribuição deste mineral e, portanto, irá sentir-se melhor.
Como tomar cloreto de magnésio para a depressão - Passo 2
3

Se estas mudanças na sua dieta não forem suficientes, deve saber que também existem suplementos deste mineral que pode tomar em forma de comprimidos e que lhe darão essa dose extra que precisa para se sentir melhor. Além disso, antes de os tomar, é importante falar com um médico para ver se é recomendado para si.

Os suplementos contêm citrato de magnésio iônico, um tipo de mineral de fácil absorção no nosso organismo e costumam receitar-se para a depressão. Normalmente costumam receitar-se de 300 a 400 mg de magnésio para conseguir notar mudanças no estado de humor mas, como já referimos, tem que ser sempre prescrito por um médico.

Como tomar cloreto de magnésio para a depressão - Passo 3
4

De qualquer forma, é importante que conheça as contraindicações do magnésio para que saiba em que casos é melhor não o tomar ou os efeitos secundários que pode ter se se exceder no seu consumo:

  • Efeito laxante: é uma das propriedades do magnésio, por isso se sofre de mal-estar estomacal ou de condições como gastrite ou cólon irritável está totalmente desaconselhado que comece uma terapia com magnésio.
  • Absorção de cálcio: outro dos efeitos do magnésio é que absorve o cálcio dos alimentos, por isso se tem problemas renais ou sofre de osteoporose está totalmente desaconselhado adicionar estes suplementos à sua dieta.
  • Diminui o efeito antibiótico: por este motivo, se se estiver tratando por alguma doença, não tome os suplementos pois é possível que anule por completo o efeito do seu tratamento.
  • Baixa a pressão arterial: é outra das propriedades deste mineral que é capaz de baixar a pressão e, por isso, está totalmente contraindicado em pacientes que sofrem de hipotensão.

Por todos estes motivos, é importante que consulte um médico antes de introduzir suplementos de magnésio na sua dieta e, poder evitar assim qualquer efeito adverso não desejado.

Como tomar cloreto de magnésio para a depressão - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar cloreto de magnésio para a depressão, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Como tomar cloreto de magnésio para a depressão

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Silvia
Ola sara, boa tarde. Gostei muito do artigo sobre o Cloreto de magnésio, e principalmente gostei de saber que ele age para depressão. Eu tomo o cloreto no formato de comprimidos. O diluído é melhor? Quanto devo tomar? Devo tomar em jejum ao acordar ou antes de dormir?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Sílvia! O suplemento de cloreto deve ser prescrito pelo médico, assim como as indicações para a toma.
Silvia
Obrigada
A sua avaliação:
Marco Aurélio
Oi Sara, obrigado pela resposta ai da pressão alta, vou aproveitar e te fazer outra pergunta com ralaçao ao Cloreto de Magnésio Pa, eu estou tomando a 1 mes o Cloreto de magnésio Pa, 33 grs, tenho pressão alta , controlada por medicamentos, ate hj so notei uma boa diferença no sono, to dormindo bem, e acordando somente uma vez na noite, mas meu principal objetivo em tomar o cloreto de magnésio , seria combater sintomas, de depressão que tenho, angústia, medo, e enis coisas, então estou tomando 2 copinhos daqueles de cafezinho de 50 ml, um de manha e um a noitinha quando chego, e não esta combatendo esses sintomas de Depressão, eu poderia aumentar, para 3 copinhos ? Sara , aguardo sua resposta, pois preciso muito, obrigado, Marco Aurélio.
A sua avaliação:
Marco AURÉLIO
Ola, tomo o cloreto de magnesio a mais ou menos 1 mes, li toda a sua matéria ai sobre o Magnésio,achei muito interessante,mas no final , nas contra indicaçoes do Magnésio vc coloca um item ai que em todas as matérias que ja li ai, todos colocam o contrario do que vc colocou, então por favor me auxilia que talvez eu possa ter interpretado errado sua publicaçao, Primeiro, vc diz ai que o magnésio abaixo a pressão , e quem sofre de Hipertensão não deve, tomar, e todas as reportagens que li, diz que se deve tomar sim, pois é bom ajudar a baixar a pressão, aguardo resposta, obrigado, Marco Aurélio.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marco! Tem um erro nas contraindicações, o que queríamos dizer era hipotensão (pressão baixa) e não hipertensão (pressão alta). Muito obrigada pelo seu comentário valeu!

Como tomar cloreto de magnésio para a depressão
1 de 5
Como tomar cloreto de magnésio para a depressão

Voltar ao topo da página