Como tomar cúrcuma para a artrite

Como tomar cúrcuma para a artrite

A cúrcuma é uma especiaria muito utilizada na cozinha para temperar comidas, é muito famosa pela sua impressionante cor entre vermelha e amarela, um pouco mais clara que a da páprica. Ainda que muitas pessoas conheçam as propriedades culinárias desta raiz, poucos sabem dos benefícios da cúrcuma para a saúde e que consumir esta especiaria pode ajudar, principalmente, a aliviar a dor articular. Se quiser saber como tomar cúrcuma para a artrite, leia com atenção este artigo de umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

Como a cúrcuma ajuda a artrite? Entre os seus principais benefícios destaca-se a sua propriedade anti-inflamatória, que intervém no organismo ajudando a dissipar a inflamação das articulações produzidas por condições como a artrite. Este efeito anti-inflamatório foi estudado na Itália, demonstrando que a dor e a rigidez dos pacientes com osteoartrite diminuiu 58% ao tomar cúrcuma.

Além disso, a cúrcuma tem um efeito analgésico, que permite aliviar a dor da artrite e fazer com que a pessoa possa recuperar a mobilidade das suas articulações pela ausência do mal-estar. Sendo assim, antes de começar a explicar como tomar cúrcuma para a artrite, é importante ter claro que não é o mesmo que o curry, de fato, da cúrcuma se faz o curry.

2

Existem muitas formas de ingerir cúrcuma para a artrite, mas a mais comum delas é o consumo de cúrcuma em suplementos. Estes suplementos podem ser encontrados em ervanários, lojas naturistas ou farmácias e trata-se de cápsulas que contêm uma dose concentrada de cúrcuma. O ideal é que a quantidade diária que deva ser ingerida seja indicada por um médico. Não se recomenda exceder de 1500 mg ao dia, por isso muitos especialistas recomendam ingerir comprimidos de 500 mg três vezes ao dia: manhã, meio dia e noite.

3

Outra forma de aliviar a artrite com esta especiaria é preparando um chá de cúrcuma. Nesta forma recomenda-se combinar a cúrcuma com o gengibre para obter resultados anti-inflamatórios mais potentes. Preparar chá de cúrcuma é muito simples, coloque duas colheres de sopa de cúrcuma e duas de gengibre ambos moídos, em duas xícaras de água fervendo. Após a preparação deixe repousar durante 20 minutos, deve-se coar e adicionar mel para adoçar. Uma xícara por dia será suficiente.

4

Cozinhar com cúrcuma é muito delicioso e é uma forma de incorporar esta espécie à alimentação para aliviar a dor da artrite. Salada, verduras, ovos e sopas são comidas que combinam muito bem com o sabor da cúrcuma e que ao comer deste modo permitem obter os benefícios anti-inflamatórios que esta especiaria provoca no organismo. O ideal seria comer, pelo menos, comidas com cúrcuma pelo menos quatro vezes por semana e temperar apenas com meia colher pequena.

5

Ainda que ingerir cúrcuma para a artrite possa ajudar a diminuir a dor, a rigidez e a inflamação nas articulações, não se recomenda utilizar esta especiaria como único tratamento. É necessário que uma pessoa com artrite seja tratada por um especialista, quem prescreverá os medicamentos necessários e considerará se é correto o consumo desta especiaria e a dose ideal.

6

A cúrcuma, assim como oferece benefícios para a saúde, também conta com certas contraindicações, por isso não é recomendável abusar do seu consumo para evitar, por exemplo, um emagrecimento excessivo do sangue. Portanto, aquelas pessoas que consomem medicamentos anticoagulantes ou vasculares devem evitar a sua ingestão a não ser que o seu médico indique o contrário.

Veja também: Como tomar chá de canela-de-velho

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar cúrcuma para a artrite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.