Como tomar dente de leão

Como tomar dente de leão
Imagem: abcdalud.es

O dente de leão é uma das plantas medicinais mais populares, por isso seus múltiplos efeitos benéficos a convertem na alternativa ideal para aliviar problemas como a retenção de líquidos, a prisão de ventre ou os níveis altos de colesterol e ácido úrico. No entanto, é importante conhecer a forma adequada de ingeri-lo e em que condições não é recomendável recorrer a esta alternativa natural. Assim sendo em umComo.com.br explicamos-lhe como tomar dente de leão.

Passos a seguir:
1

O dente de leão é uma planta medicinal usada habitualmente para aliviar diversas doenças e patologias, entre elas destacam:

  • Diminuir as flatulências, gases e dores abdominais.
  • Melhorar o trânsito intestinal.
  • Reduzir a retenção de líquido devido a sua capacidade diurética.
  • Aliviar as dores articulares e musculares.
  • Favorecer a regulação dos níveis altos de colesterol.
  • Regular os níveis altos de ácido úrico.
  • A nível tópico é bom para melhorar a pele oleosa e ajudar em casos de eczema.
2

Apesar de ser uma alternativa natural, o dente de leão também tem contraindicações, por isso não deve ser tomado em alguns casos já que podem afetar a saúde do paciente. Por exemplo:

  • Não se recomenda para pacientes que sofrem de cálculos na vesícula poque estimula muito a bílis poderia ser nocivo.
  • As pessoas com problemas de acidez e úlceras estomacais não devem consumir dente de leão em infusão, uma vez que se trata de uma bebida muito amarga.
  • Se está ingerindo medicação, como o lítio, suplementos para aumentar o potássio ou outros diuréticos, não é recomendável ingerir esta planta medicinal.
3

À pergunta de como tomar dente de leão, a resposta dependerá da forma na qual se ingira esta planta medicinal. Uma das maneiras mais frequentes de tomá-lo é em infusão. Nesses casos, recomenda-se a ingestão de duas xícaras diárias, uma pela manhã e outra pela tarde. Não é recomendável passar desta dose.

4

Os sucos preparados com dente de leão estão se convertendo em uma opção cada vez mais frequente. Elaboram-se com as folhas da planta misturadas normalmente com alguma fruta, por exemplo, a maçã. Se optar por tomar dente de leão deste modo, o recomendável é ingerir um copo de suco por dia.

5

E se está procurando uma forma prática e rápida de tomar dente de leão, sem a necessidade de preparações, então as cápsulas elaboradas com esta planta medicinal são ideais para você. Estas se encontram à venda nas lojas de produtos naturais e as instruções para sua ingestão dependerão da cada fabricante. Na embalagem encontrará a posologia que convém seguir.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar dente de leão, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.