Como tomar Diazepam

Como tomar Diazepam

O Diazepam faz parte dos medicamentos chamados benzodiazepinas, usado para o tratamento da ansiedade e diversos estados de tensão psíquica do tipo transitório. É um medicamento muito útil para superar situações de estresse insuportável e para aliviar sintomas de agitação aguda, tremores e alucinações em pessoas com síndrome de abstinência de álcool. Seja qual for o seu problema de saúde, se receitaram para você, em umComo.com.br contamos como tomar Diazepam.

Passos a seguir:
1

Fatores a ter em consideração antes de começar a tomar Diazepam: caso tenha alergia ao diazepam, às benzodiazepinas ou a algum dos seus componentes; caso sofra de miastenia muscular, algum tipo de insuficiência respiratória grave, apneia do sono, insuficiência hepática, glaucoma, hipercapnia crônica grave, dependência de drogas; caso tenha intolerância hereditária à galactose ou problemas de absorção de glucose ou galactose.

2

Sobre como tomar Diazepam, lembre-se sempre de seguir as indicações do seu médico. Se lhe receitaram Diazepam, não abandone o tratamento sem antes consultar o seu médico. Estes comprimidos devem ser tomados sempre com líquido e com o estômago cheio.

Segundo o problema a tratar, a posologia será diferente:

  • Para tratar a ansiedade tomam-se de 2 a 10 mg, entre 2 e 4 vezes por dia, segundo a gravidade dos sintomas.
  • Para tratar a síndrome de abstinência do álcool, tomam-se 10 mg entre 3 e 4 vezes por dia no primeiro dia de tratamento; depois costuma-se reduzir a dose para 5 mg.
  • Para tratar espasmos musculoesqueléticos, tomam-se de 2 a 10 mg entre 3 e 4 vezes por dia.
  • Para a terapia anticonvulsiva, tomam-se de 2 a 10 mg entre 2 e 4 vezes por dia.

O mais aconselhável é começar o tratamento com a dose mais baixa de Diazepam e, pouco a pouco, ajustar as doses para conseguir melhores resultados.

3

Se o tratamento de Diazepam for para crianças (de mais de 6 meses), as doses mais habituais serão de 2 a 2,5 mg, 1 ou 2 vezes ao dia. O tratamento começa sempre com a dose mais baixa viável.

Se o tratamento for para pessoas idosas com problemas nos rins ou no fígado e doenças debilitantes, a dose mais normal será de 2 a 2,5 mg, 1 ou 2 vezes ao dia.

4

Precauções a considerar se tomar Diazepam:

Pode produzir dependência, principalmente se tomar esta medicação por um longo período de tempo. Só pode tomar segundo as indicações do seu médico, não deve nunca deixar ou aumentar as doses por sua conta, nem o tempo de tratamento.

Cuidado com a ingestão de outros medicamentos enquanto se medica com Diazepam. Deve informar o seu médico caso tome outro medicamento, seja ele qual for, para saber se pode prejudicar o seu tratamento. Deve ter especial precaução com tranquilizantes, soníferos e outros remédios similares, pois podem potenciar o efeito sedativo ou, no caso dos narcóticos, pode potenciar a sensação de euforia.

Nunca tomar álcool enquanto estiver em tratamento com Diazepam, pois pode elevar o seu efeito sedante.

Se estiver grávida ou suspeitar que possa estar, fale com o seu médico para parar com o tratamento, já que existe risco do bebê desenvolver uma síndrome de abstinência pós-parto.

Não é recomendável usar máquinas nem dirigir, porque pode ser muito perigoso devido ao efeito sedante, a amnésia, a falta de concentração e a deterioração muscular.

5

O tratamento com Diazepam deve ser por um breve período de tempo e o seu médico é quem deve avaliar a sua situação de forma periódica. Às vezes pode ser que tenha que continuar com a medicação por mais tempo do que o habitual, mas deve ser sempre o seu médico a decidir. Saiba mais sobre este medicamento no artigo Diazepam - Indicações, uso e efeitos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Diazepam, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Antes de iniciar um tratamento com Diazepam fale com o seu médico para conhecer bem os prós e os contras desta medicação, deixando nas mãos dele o controle de todo o tratamento.