Partilhar

Como tomar equinácea

Por Redação umCOMO. Atualizado: 6 fevereiro 2020
Como tomar equinácea
Imagem: mamanatural.com.mx

A equinácea é uma planta medicinal popular conhecida por suas propriedades para fortalecer o sistema imunológico ajudando a prevenir e eliminar o resfriado, além de contribuir com outros grandes benefícios para a saúde. No entanto, é importante conhecer o modo adequado de ingerí-la, além de saber em que casos é conveniente não recorrer a este remédio natural. Por isso em umComo.com.br explicamos como tomar equinácea.

Também lhe pode interessar: Como tomar guaraná
Passos a seguir:
1

A equinácea conta com diversas apresentações pois trata-se de uma planta que pode ser aproveitada quase totalmente. A dose e ingestão da mesma depende do tipo de apresentação escolhido e do problema a tratar; neste caso a recomendação é para tratar resfriados e infecções vaginais por fungos.

A equinácea em cápsulas é das mais comuns; neste caso recomenda-se ingerir três cápsulas de 100 mg diários enquanto persistirem os sintomas do resfriado e infecção. É importante ler sempre a bula, já que a dose pode variar dependendo da quantidade contida em cada cápsula.

Como tomar equinácea - Passo 1
2

A infusão de equinácea também é uma apresentação comum desta planta medicinal. Neste caso recomenda-se tomar 5 xícaras com o aparecimento dos primeiros sintomas do resfriado e ir reduzindo para uma xícara ao dia até atingir 5 dias de tratamento. Se os sintomas não melhorarem, recomenda-se consultar um médico.

Como tomar equinácea - Passo 2
3

Se preferir a equinácea em gotas deverá ingerir 20 gotas do produto a cada duas horas no primeiro dia em que os sintomas apareçam. Depois, recomenda-se tomar 20 gotas três vezes por dia por no máximo 10 dias.

Como tomar equinácea - Passo 3
4

Outro formato comum é a equinácea em tablete, que oferece um conteúdo maior desta planta, portanto é recomendável ingerir 2 tabletes diários durante 5 dias.

Como tomar equinácea - Passo 4
5

Apesar de ser um produto natural, a equinácea também possui contraindicações, não sendo recomendável ingerir nos casos abaixo:

  • Gravidez e lactância.
  • Se você sofre de lúpus, esclerose múltipla ou artrite reumatoide, já que a planta poderia piorar os sintomas destas condições.
  • Se possui algum transtorno do sistema imunológico.
  • Também não é recomendável tomar equinácea se consome bebidas com cafeína ou medicamentos imunossupressores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar equinácea, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como tomar equinácea

Como tomar equinácea
Imagem: mamanatural.com.mx
1 de 5
Como tomar equinácea

Voltar ao topo da página