Como tomar extrato de própolis

Como tomar extrato de própolis
Imagem: dicas10.com

O extrato de própolis é considerado um antibiótico natural, dado que tem por base a própolis, uma resina fabricada pelas abelhas, e é utilizado no combate a gripes e resfriados, no tratamento de queimaduras, picadas de insetos e até micoses. Entre os seus benefícios destaca-se ser rico em flavonóides e aminoácidos, reforçar o sistema imunológico, ajudar à cicatrização, destruir fungos e bactérias nocivas, entre muitos outros. Usufrua já das propriedades deste produto continuando a ler este artigo umComo.com.br acerca de como tomar extrato de própolis.

Passos a seguir:
1

Desde o tempo de nossas avós que o extrato de própolis é encarado como um remédio multiuso por se revelar eficaz no combate a vários males do corpo, quer interiores quer exteriores.

2

Geralmente o produto é apresentado em frascos de gotas, vendido em lojas de produtos naturais, farmácias e lojas virtais. Na sua composição encontramos maioritariamente resina e bálsamo, seguida de cera de abelha, óleos essenciais e aromáticos e, em valores mais baixos, pólen e outras substâncias.

Imagem: oestemania.net
3

Antes de tomar este remédio é importante que realize um teste de sensibilidade, para perceber se existe alergia. Faça isso pingando 2 gotas do produto no antebraço e aguardando alguns minutos; caso surja vermelhidão e coceira, aconselha-se a não usar.

4

Para uso interno o extrato de própolis deve ser pingado na quantidade de 20-30 gotas para adulto e 3-5 para crianças em uma colher de sopa de água ou 1/3 de um copo de água. Tome 2 a 3 vezes ao dia.

Imagem: abelhasemel.com.br
5

Como alternativa à água também se pode adicionar o extrato em sucos de fruta e chás, na mesma quantidade, ou 4 a 5 gotas pingadas em uma colher de sopa de mel. Aconselha-se tomar igualmente 2 a 3 vezes ao dia.

6

Para uso externo devem pingar-se algumas gotas de extrato de própolis diretamente sobre a área afetada (ferida, corte, queimadura, micose ou até problemas na boca). Além de ajudar a aliviar a dor, este produto também acelera a cicatrização.

Imagem: apiariosbonadio.com.br
7

De forma geral o extrato de própolis não apresenta contraindicações, não devendo porém ser administrado em pessoas que falharam no teste da sensibilidade. Em caso de dúvida aconselha-se procurar orientação junto de um fitoterapeuta.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar extrato de própolis, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Prefira o extrato de própolis sem álcool.
  • A água utilizada para tomar junto com o extrato de própolis deve ser sem cloro e sem gás.
  • Você também encontrará extrato de própolis à venda em forma de spray, balas e sachês.