Como tomar ginseng

Como tomar ginseng
Imagem: saludablescomidas.com

As múltiplas propriedades benéficas para o organismo do ginseng, uma planta de origem asiática, chegaram a ser conhecidas em todas as partes do mundo e hoje em dia é possível encontrá-la em diferentes formatos para consumi-la como suplemento. Entre os benefícios do ginseng para a saúde, destaca-se o fornecimento de energia, ajuda a combater o envelhecimento das células, a regular o colesterol alto e a eliminar toxinas do corpo. Se você quer saber com detalhe como tomar ginseng, preste atenção a este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Embora o consumo de ginseng raramente cause efeitos adversos graves, é importante usá-lo nas quantidades recomendadas já que em excesso pode ocasionar condições como insônia, dores de cabeça, nervosismo, mal-estar estomacal ou hipertensão arterial.

2

Dessa forma, apesar de se tratar de uma planta natural, tomar ginseng é totalmente desaconselhado em alguns casos específicos. Estes são:

  • Pacientes diabéticos que estão tomando remédios hipoglicêmicos para regular a doença.
  • Pacientes com hipertensão arterial que estejam tomando remédios para fortalecer a contração do coração.
  • Pacientes com patologias como esclerose múltipla, artrite reumatoide ou lúpus.
  • Pacientes que estejam tomando remédios antiplaquetários.
  • Crianças menores de 12 anos.
  • Mulheres grávidas e lactantes.
3

Ciente de tudo isso, para dar resposta à questão de como tomar ginseng, destaca-se que este pode ser obtido em diferentes formatos. Uma das formas de consumo é comer a raiz de ginseng crua. Só precisa lavá-la, cozinhar ao vapor durante 10 minutos para que fique macia, cortá-la em rodelas finas e mastigá-la diretamente ou adicionar algum ingrediente como o mel ou a geleia real. Assim, obterá todos os seus benefícios de forma saudável.

Imagem: zamnesia.es
4

Outra das maneiras mais populares de tomar ginseng é preparar uma infusão com sua raiz. Para fazê-la, corte uma ou duas raízes de ginseng, coloque-as em uma panela com um litro de água para ferver. Quando começar a ferver, coloque o fogo no mínimo e deixe cozinhando durante 45 minutos. Depois, coe o líquido resultante e tome a infusão. A infusão de ginseng pode ser consumida de uma a duas vezes ao dia.

Imagem: mejorconsalud.com
5

Também é possível encontrar o ginseng em comprimidos e cápsulas para tomá-lo como suplemento alimentar. Pode encontrá-lo em farmácias e lojas de produtos naturais. Normalmente, recomenda-se o consumo de uma ou duas cápsulas diárias, tomando-a de preferência ao café da manhã. Em nenhum caso a dose recomendada indicada no prospecto que o acompanha deve ser ultrapassada, por isso, não se esqueça de ler a bula previamente com atenção.

Imagem: todoginseng.com
6

Uma forma cômoda e sutil de tomar ginseng, é adquiri-lo em pó e adicionar um pouco dele em alguns pratos. Por exemplo, pode acrescentar na água quando estiver cozinhando arroz ou polvilhar sobre os pratos que quiser.

Imagem: granvelada.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar ginseng, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.