Como tomar magnésio

Como tomar magnésio
Imagem: guimun.com

O magnésio é um mineral que consumimos regularmente em nossa dieta e que tem um papel importante no correto funcionamento de nosso organismo. É fundamental para manter ossos fortes, um sistema cardiovascular saudável, além de ajudar a prevenir condições como a preclamsia ou a eclampsia durante a gravidez. Por isso se não ingerimos suficiente quantidade deste mineral com os alimentos, possivelmente será necessário recorrer a um suplemento. Se este é seu caso, em umComo.com.br explicamos-lhe como tomar magnésio.

Passos a seguir:
1

O magnésio é um mineral fundamental para a saúde de nossos músculos, nervos e ossos, permitindo seu correto funcionamento. Além disso, é importante também para o estômago ao neutralizar os ácidos que se produzem nele e a favorecer o trânsito intestinal. Os requerimentos diários de magnésio em pessoas adultas são:

  • Mulheres: 310 a 320 mg
  • Mulheres grávidas: 350 a 400 mg
  • Homens: 400 a 420 mg
2

Ainda que não seja comum contar com déficit de magnésio já que o corpo também produz este mineral e que o ingerimos na dieta, nos casos em que isso ocorra, o paciente pode sentir debilidade muscular, sonolência, apatia, irritabilidade, problemas para conciliar o sonho, problemas de cor ou problemas cardíacos.

É possível apresentar déficit de magnésio devido a condições como o alcoolismo, uma cirurgia recente, déficit de cálcio, problemas para absorver os nutrientes ou a ingestão de certos medicamentos.

3

Também pode ser requerido um suplemento de magnésio em casos nos quais a necessidade deste mineral seja maior. Por exemplo, durante a gravidez e a amamentação, ou se sofremos de certas condições como depressão, dispepsia, determinados problemas cardíacos ou osteoporose.

4

Os suplementos de magnésio devem ser sempre indicados por um médico depois de uma avaliação. Nunca devem ser consumidos por conta própria sem antes ter visitado um especialista.

A forma de tomar magnésio dependerá do critério médico e da condição do paciente. No entanto, é possível tomar magnésio em cápsulas, líquido, uma apresentação que se emprega especialmente para tratar os problemas estomacal, ou injetado, uma forma menos comum mas igualmente utilizada.

5

Ao tomar magnésio recomenda-se, a não ser que o médico indique o contrário, fazê-lo em duas doses ao dia para melhorar a absorção. Também é recomendável ingerir com algum carboidrato além de acrescentar vitamina D e vitamina B seja à dieta ou em suplemento para garantir um melhor efeito.

Em casos de osteoporose, combiná-lo com o cálcio pode ser igualmente eficaz.

Sugestão: Como tomar cloreto de magnésio

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar magnésio, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.