Partilhar

Como tomar maltodextrina

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tomar maltodextrina
Imagem: personare.com.br

A maltodextrina é um suplemento alimentar destinado a atletas que precisam ingerir altas doses de carboidratos para realizar treinos pesados. Como qualquer outro produto dessa categoria exige cuidados quanto ao seu consumo e, por isso, o umComo.com.br vai dar algumas dicas sobre como tomar maltodextrina de forma segura e adequada conforme as suas necessidades.

Também lhe pode interessar: Como tomar BCAA

Para que serve a maltodextrina

A maltodextrina trata-se de um carboidrato complexo, produzido a partir do amido de milho, por isso, é ideal para atletas que buscam suplementos alimentares que ofereçam resistência por um longo período de tempo. Isso porque a sua absorção é lenta e ocorre de forma gradativa, uma vez que a sua glicose é liberada aos poucos. Por outro lado, os nutrientes encontrados nos alimentos costumam ser suficientes para quem deseja desenvolver a sua massa magra. No entanto, quem não consegue ter alimentação suficientemente adequada ou deseja desenvolver os músculos mais rapidamente pode se valer do produto.

Para esse fim, o suplemento é eficiente porque ele repõe o glicogênio muscular perdido ao longo dos treinos, além de funcionar como transporte para os nutrientes chegarem às células, a exemplo da creatina, BCAAs, glutamina e proteínas. De qualquer forma, é importante que antes de tomar maltodextrina o atleta converse com um nutricionista para saber se é necessário usar o suplemento alimentar e qual a melhor dosagem, a qual depende do organismo de cada pessoa e de suas necessidades nutricionais diárias.

É bastante comum ainda que atletas de esportes como basquete, futebol e maratonistas façam uso do suplemento. Também pode ser consumido por quem pratica natação e tênis, lembrando que por liberar glicose, a maltodextrina evita problemas de hipoglicemia durante a atividade física, o que pode levar a quadros mais graves, como a hipotensão arterial.

Como tomar maltodextrina - Para que serve a maltodextrina
Imagem: glicose.com.br

Quando e como tomar maltodextrina

Em geral, indica-se beber maltodextrina logo depois dos treinos, se o atleta faz musculação. Assim, o suplemento evita que a fibra muscular seja degradada, uma vez que fornece energia e protege a proteína dos músculos. Além disso, uma combinação eficiente para chegar aos resultados desejados é com o Whey Protein, sendo que o carboidrato ajuda a proteína a reparar os músculos. No nosso artigo pode conferir para que serve o Whey protein.

Quem pratica atividades aeróbicas deve beber o suplemento preferencialmente antes e durante a atividade física, já que nesse caso a sua função é de oferecer resistência. Recomenda-se ainda que o produto seja consumido somente nos dias de treino, a fim de evitar superdosagens. Embora seja importante conversar com um profissional, a dosagem média por dia recomendada é de uma a três colheres de sopa, as quais são diluídas em 250 ml de água, no caso do produto ser em pó. Existe também maltodextrina em gel.

É importante dizer que pessoas que praticam atividades físicas leves não precisam tomar o suplemento, pois uma alimentação equilibrada é mais do que suficiente. Quem fizer uso do produto e não treinar bastante pode acabar ganhando peso. Quanto aos efeitos colaterais não há muitos relatos, pois é considerado um produto seguro. Porém, pessoas que tenham propensão à diarreia podem ter o sintoma ao usá-lo.

Como tomar maltodextrina - Quando e como tomar maltodextrina
Imagem: paladaroquefalar.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar maltodextrina, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Como tomar maltodextrina

Como tomar maltodextrina
Imagem: personare.com.br
Imagem: glicose.com.br
Imagem: paladaroquefalar.com.br
1 de 3
Como tomar maltodextrina

Voltar ao topo da página