Como tomar Paracetamol

Como tomar Paracetamol
Imagem: engenerico.com

O Paracetamol é um analgésico e antipirético usado para acalmar a dor moderada provocada por doenças como artrose ou artrite, dor de cabeça, dental ou musculoesquelética. Também é muito eficaz para reduzir a febre e aliviar a dor menstrual. Este medicamento pode ser comprado em vários formatos, mas os mais usados e receitados são os comprimidos de 650 mg ou 1 g, e envelopes efervescentes de 1 g. É muito importante conhecer as formas de uso já que tomar mais da conta pode afetar gravemente nosso fígado. Por isso, neste artigo de umComo contamos a você como tomar Paracetamol comprimidos 650 mg, 1 g e granulado efervescente 1 g.

Passos a seguir:
1

Para tomar Paracetamol granulado efervescente de 1 g, dissolva o conteúdo do envelope em um copo de água e beba quando a efervescência parar. As crianças menores de 15 anos não podem tomar este remédio a não ser que seu médico considere necessário. Em adultos, a dose máxima é de 4 g por dia (quatro envelopes), e é preciso tomar um envelope a cada 4-6 horas. A dose não pode ser dobrada, nem tomada em um intervalo menor de tempo.

2

Para tomar Paracetamol comprimidos de 1 g, você pode ingerir o comprimido inteiro ou dividido ao meio, com a ajuda de um copo de água para engolir melhor. Em adultos e crianças maiores de 15 anos é aconselhável tomar três comprimidos por dia, um a cada 4 horas, sendo quatro a quantidade máxima permitida, a não ser que o médico indique o contrário. Consequentemente, a dose máxima é de 4 g por dia repartidos em quatro vezes separadas por um mínimo de 4 horas, e a dose não pode ser dobrada.

3

Caso esteja tomando Paracetamol 650 mg comprimidos, saiba que também não pode mastigar, deve engolir os comprimidos inteiros com a ajuda de água, mas também pode dividir na metade. Em função da intensidade da dor, pode tomar meio comprimido (325 mg) ou um inteiro (650 mg) a cada 4-6 horas. A quantidade máxima diária que um adulto pode tomar é de 4 g (seis comprimidos).

4

As crianças de 6 a 11 anos não podem passar de dois comprimidos e meio de Paracetamol 650 mg por dia, devem tomar meio comprimido a cada 4-6 horas, sem dobrar a dose. As crianças de mais de 12 anos podem tomar um comprimido a cada 4-6 horas mas sem superar a quantidade de cinco por dia.

5

Os alcoólatras crônicos só podem tomar no máximo 2 g por dia (dois envelopes de 1g, dois comprimidos de 1g ou três comprimidos de 650mg) de Paracetamol. Os pacientes com insuficiência renal severa devem tomar as doses com um espaço de tempo entre cada dose de 8 horas, no mínimo.

6

Antes de tomar Paracetamol, consulte seu médico para que indique a você se pode ou não tomar e quais são as doses exatas que deve ingerir. Em caso de overdose, vá imediatamente ao pronto-socorro mais próximo. Lembre-se que não deve dobrar a dose do medicamento, se tiver esquecido de tomar alguma dose, passe para a seguinte quando for a hora.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Paracetamol, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Lembre-se que os menores de 15 anos não podem tomar Paracetamol de 1g, a não ser que o médico ache necessário.