Como tomar passiflora

Como tomar passiflora

A Passiflora incarnata é uma planta conhecida por muitos nomes: pode ser encontrada como passiflora, flor da paixão ou flor de maracujá. Devido aos flavonoides e fenóis que contém, esta planta é conhecida por seus efeitos sedantes, sendo uma das melhores alternativas naturais para o tratamento da insônia, do nervosismo e da ansiedade. Conhecer o seu uso é fundamental para potenciar ao máximo os seus efeitos, por isso em umComo.com.br explicamos a você como tomar passiflora.

Passos a seguir:
1

A passiflora é um dos melhores remédios contra a insônia e outros tipos de manifestações nervosas: relaxa o organismo em situações de estresse, servindo como excelente alternativa para dias em que precisamos eliminar as tensões.

A passiflora é muito útil em casos de insônia devido à excitação ou ansiedade, e pode ser usada tanto em crianças como adultos, adaptando-se as doses para cada caso. Uma de suas maiores vantagens é que produz um sono muito similar ao fisiológico ou natural, por isso depois do seu uso o descanso é garantido.

2

A flor da paixão também é útil como apoio para as pessoas que estão seguindo um tratamento contra a depressão, além de ser uma ajuda para reduzir os sintomas característicos da menopausa. Seu consumo é especialmente recomendável durante épocas em que o organismo tem que enfrentar etapas de tensão e estresse elevados por causas trabalhistas, provas de escola ou da faculdade, momentos de tensão familiar, etc.

3

Como calmante, funciona quando a dor está relacionada com o sistema nervoso, por isso é adequada para dores de cabeça e para náuseas causadas pela ansiedade e estresse. Sempre que se tratar de sintomas diretamente relacionados com a hiperatividade do sistema nervoso, a passiflora pode servir para combater problemas de gagueira e dificuldade na respiração, conhecida como dispneia nervosa.

4

    Em todos os casos anteriores, recomenda-se preparar um chá com duas colheres de sopa da planta seca para cada meio litro de água. Também pode ser ingerida em outras apresentações, com as seguintes doses:

    • Entre 45 a 60 gotas de extrato líquido de maracujá, uma vez por dia.
    • Em cápsulas, ingerir 90 mg ao dia.
    5

    Como qualquer outra planta medicinal, para tomar passiflora devemos estar atentos aos seus possíveis efeitos colaterais se consumida em excesso. Ainda que seja uma planta de baixa toxicidade, não é recomendável fornecer a crianças com menos de 3 anos. Em crianças entre 3 e 12 anos, a quantidade fornecida deve ser proporcional ao seu peso.

    Os adultos também devem controlar as quantidades do seu consumo, porque em overdose pode chegar a produzir estados de inconsciência e alucinações, já que seus alcaloides podem ser considerados psicotrópicos.

    Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar passiflora, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.