Como tomar passiflora para a ansiedade

Como tomar passiflora para a ansiedade
Imagem: ideiasvitaminadas.blogspot.pt

Se ultimamente se sente ansioso e com dificuldades para relaxar, pode recorrer aos remédios naturais que ajudarão a equilibrar os seus nervos e a conseguir que se sinta melhor. A passiflora é uma planta que tem propriedades muito úteis para o ajudar a dormir melhor, aliviar a ansiedade e diminuir doenças derivadas do sistema nervoso. Neste artigo de umComo contamos a você, de forma detalhada, como tomar passiflora para a ansiedade contando a você os benefícios, a posologia e alguns conselhos para acalmar os nervos.

Passos a seguir:
1

As propriedades da passiflora para a ansiedade existem porque se trata de um ingrediente natural com o famoso "efeito calmante", isto é, ajuda a aliviar o estresse e a reduzir o nervosismo. Esta planta contém assim alcaloides e flavonoides que são componentes perfeitos para evitar os transtornos do sono ajudando a pessoa a lutar contra a insônia e a descansar de um modo mais profundo.

Por este motivo, tomar passiflora é bom para aliviar a ansiedade mas também para outros fins como tratar a insônia ou reduzir o nível de estresse antes de algum evento importante (prova, conferência, entrevista de trabalho...).

Além destes usos que incidem diretamente no gerenciamento das emoções e do nervosismo, esta planta também tem outros benefícios para a saúde que pode descobrir neste artigo sobre as propriedades da passiflora.

2

Para tomar passiflora e aproveitar os seus benefícios para a saúde é importante que conheça as diferentes formas de incluí-la em sua dieta; a quantidade indicada depende sempre do que o especialista tenha receitado, mas no geral podemos dizer que a passiflora pode ser tomada deste modo:

  • Chá de passiflora: é a forma mais clássica de incluí-la em sua dieta e a quantidade que deve tomar por dia dependerá do seu humor, assim, nos dias de mais nervosismo poderá tomar 3 xícaras diárias e, nos outros, regular a ansiedade com 1 xícara. Para fazer o chá terá que colocar para ferver meio litro de água com 3 ou 4 colheres de sopa de maracujá e deixar ferver 10 minutos; pode adoçar o seu sabor com um pouco de mel.
  • Extrato de passiflora: também pode tomar este líquido diretamente durante o dia ou jogando diretamente na boca ou, se quiser, pode diluir com um pouco de água para melhorar o sabor; tomam-se aproximadamente cerca de 45 gotas do extrato.
  • Comprimidos de passiflora: nas lojas de produtos naturais também pode conseguir comprimidos desta planta e tomar 1 ou 2 vezes por dia, dependendo da quantidade indicada por um especialista.
3

Ainda que falemos de um ingrediente natural e sem efeitos colaterais, é verdade que a passiflora é contraindicada para certas pessoas como, por exemplo:

  • Grávidas ou em período de amamentação não deveriam tomar passiflora porque contém alcaloides tóxicos para o útero.
  • Crianças com menos de 4 anos não a devem tomar e menores de 12 podem, no máximo, tomar uma xícara por dia.
  • Não passe da dose recomendada pelo seu médico porque poderia chegar a se intoxicar e as consequências podem afetar o estômago e, inclusive, causar alucinações.
4

Além da passiflora, existem outros ingredientes naturais que o podem ajudar a eliminar a ansiedade da sua vida para conseguir descansar melhor e reduzir o seu nível de estresse. Um dos mais populares é a valeriana, pois ajuda a acalmar e pode ser tomada tanto em chá como em comprimidos; o chá de melissa também é uma boa opção para lidar com o estresse e, é claro, a popular tília que é uma das melhores infusões para acalmar a ansiedade.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar passiflora para a ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.