Como tomar rooibos para emagrecer

Como tomar rooibos para emagrecer

O rooibos é um chá natural que procede de uma árvore de África do Sul e os seus benefícios são similares aos do chá vermelho, com a diferença de que este ingrediente não contém contraindicações nem efeitos colaterais. Além de seus múltiplos benefícios para a saúde, o rooibos também é um ótimo aliado para ajudar a perder peso. Neste artigo de umComo contamos a você como tomar rooibos para emagrecer e se beneficiar das suas propriedades depurativas que ajudarão a perder esses quilinhos a mais.

Propriedades do rooibos para emagrecer

O rooibos, apesar de ser conhecido como o "chá do arbusto vermelho" não é um chá, pois não contém teína. Procedente de África do Sul, é um dos ingredientes naturais que estão causando o maior furor devido às suas propriedades para a saúde, como seu efeito para emagrecer. A seguir, contamos para você as propriedades do rooibos para perder peso para que entenda por que é ideal se quer emagrecer:

  • Acelera o metabolismo das células e da digestão por suas propriedades antioxidantes.
  • É um diurético natural e ajuda na eliminação das toxinas, na depuração do organismo e na redução da retenção de líquidos e, portanto, da celulite.
  • Melhora a digestão: tomar rooibos ajuda a que o nosso sistema digestivo funcione melhor e, portanto, desinche a área da barriga.
  • Facilita o trânsito intestinal e evita o aparecimento da prisão de ventre, uma das causas mais comuns para ganhar peso.

Para poder aproveitar ao máximo estas propriedades do rooibos é aconselhável tomá-lo durante a primeira hora da manhã com o estômago vazio, desta forma é mais eficiente para lutar contra a retenção de líquidos e para favorecer o trânsito intestinal.

Tomar rooibos para perder peso

Ao contrário do chá vermelho, o rooibos tem todas as suas propriedades mas nenhuma das suas contraindicações e pode ser tomado a qualquer hora do dia (já que não contém teína), também após as refeições (já que não dificulta a absorção do ferro) e por pessoas com pressão alta.

Para se beneficiar das suas propriedades para emagrecer, recomenda-se tomar 3 ou 4 xícaras de chá de rooibos por dia; não é aconselhável passar dessa dose pois qualquer coisa em excesso não é boa para a saúde. Como já indicamos, começar o dia com uma xícara deste chá é uma ideia ótima, assim como para terminar o dia e tomar logo antes de dormir. Você pode prepará-lo de diferentes formas; a seguir detalhamos para você as mais comuns:

  • Chá de rooibos: você só precisa de um pouco de água e rooibos a gosto (quanto mais forte gostar do sabor, mais quantidade deverá colocar). Coloque um pouco de água com o ingrediente natural para ferver em um canecão e, depois, coe a água para tomar o chá sem pedacinhos de ervas. Coloque na geladeira para conservar as suas propriedades e tomar diferentes copos ao longo do dia.
  • Rooibos macerado: se quer uma bebida um pouco mais refrescante, pode usar esta receita. Só tem que colocar uma jarra de água com rooibos a gosto, adicionar um pouco de stevia ou adoçante e colocar na geladeira. Na manhã seguinte retire as folhas da planta, mexa tudo e esta bebida fresca, doce e deliciosa estará pronta para tomar.

Propriedades gerais do rooibos

Além dos seus benefícios para emagrecer, o rooibos é uma planta que também tem outras utilidades para a saúde já que contém uma grande quantidade de nutrientes ótimos para o nosso organismo.

  • Anti-histamínico natural: o rooibos é perfeito para tratar infecções ou alergias.
  • Melhora os problemas intestinais: regula o funcionamento do intestino ajudando na digestão dos alimentos e do trânsito intestinal.
  • É bom para tratar as doenças bucais: tem um grande conteúdo de cálcio e flúor, por isso é um ingrediente ideal para melhorar as gengivas, os dentes ou as úlceras.
  • Combate o envelhecimento: tem uma grande quantidade de antioxidantes e ajuda a atrasar o envelhecimento das células do organismo.

Chás para emagrecer

O rooibos é um bom aliado para ajudar a perder peso, no entanto, também existem outros chás que são ideais para este mesmo objetivo, como por exemplo, o chá verde que é um dos mais populares pois ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar gorduras de forma natural.

A cavalinha também é uma bebida que ajuda a perder peso pois tem um forte poder diurético, ajudando a eliminar líquidos e a prevenir o aparecimento da celulite. Outro chá entre os mais populares é o de toranja, que é totalmente indicado para ajudar a reduzir o apetite e a conseguir emagrecer sem passar fome. Neste artigo de umComo contamos a você as melhores infusões para emagrecer.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar rooibos para emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.