Como tomar Sayana Press

Como tomar Sayana Press
Imagem: fastcoexist.com

O anticoncepcional injetável com duração de três meses e valor de apenas um dólar foi criado para atender países pobres, onde os métodos contraceptivos não fazem parte da rotina das mulheres. Para saber como tomar Sayana Press o umComo.com.br vai explicar como funciona.

O que é Sayana Press

Um novo método contraceptivo foi desenvolvido para atender os países pobres, é o Sayana Press, que consiste em um dispositivo com uma pequena agulha. Não é uma injeção e, por isso, é de fácil aplicação, além de doer menos. Atualmente, o Sayana Press é encontrado apenas em alguns países, já que o seu objetivo é o de atender as populações mais pobres, principalmente, africanas. Em alguns países do continente, é grande a taxa de gravidez entre mulheres jovens.

Muitas vezes, elas não querem engravidar, mas devido à falta de acesso a métodos contraceptivos tornam-se mães antes do desejado. Além disso, em Burkina Faso, por exemplo, um dos países que já está disponibilizando o Sayana Press, a média é de seis filhos por mãe. A iniciativa vem da parceria da companhia farmacêutica Pfizer com a Fundação Para Investimento na Infância e a Fundação Gates. O dispositivo, que já está pronto e, por isso, é fácil manusear, tem ação de três meses, facilitando a sua eficiência.

Foi constatado ainda, que muitas vezes, as mulheres do interior não buscam as injeções contraceptivas porque precisavam levar a saia para aplicá-la na nádega ou perna. Nesse sentido, a vantagem é que a Sayana Press pode ser aplicada no braço. Estima-se que atualmente somente 26% das mulheres africanas fazem uso de anticoncepcionais. Aquelas sem escolaridade e que moram em regiões de difícil acesso dificilmente fazem planejamento familiar. São quase 70 países a receber o Sayana Press, sendo que entre eles está Uganda, Níger e Senegal.

Imagem: bbc.co.uk

Como usar Sayana Press

Tomar Sayana Press consiste em injetar a agulha do dispositivo, denominado Uniject, no braço, ao apertar uma válvula. Cada dispositivo possui apenas uma dose e como não pode ser usado mais de uma vez não tem como errar. Evitam-se ainda casos de infecção, pois é descartável, sendo a agulha usada uma única vez. Da mesma forma, o treinamento para os profissionais da saúde que aplicam a Sayana Press é mais simples e rápido.

Devido à ação prolongada, o contraceptivo é aplicado a cada 13 semanas, o que deve ser feito até ao quinto dia do ciclo menstrual. O seu conteúdo é acetato de medroxiprogesterona, o mesmo usado em injeções com o mesmo objetivo. Dessa forma, pode ser ainda usado para tratar a endometriose e os sintomas da menopausa. É contraindicado a quem tem hipersensibilidade à substância e a gestantes e adolescentes. Mulheres com câncer nos órgãos genitais e mamas, bem como insuficiência hepática ou as seguintes doenças: metabólica, tromboembólica e cerebrovasculares devem ficar longe do método.

Depois da primeira dose, a própria mulher pode aplicar a Sayana Press. Entre os efeitos colaterais possíveis estão: redução da densidade óssea e demora em voltar ao normal a fertilidade em até um ano. Ganho de peso e amenorreia (ausência de menstruação) são outros efeitos colaterais, sendo que o local onde a agulha for aplicada pode coçar e ficar vermelho.

Imagem: bbc.co.uk

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Sayana Press, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.