Partilhar

Como tomar tomilho

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tomar tomilho

Se quer aproveitar os benefícios do tomilho para sua saúde, é importante que conheça todas as formas de incluir esta planta em sua rotina diária e aproveitar, assim, os seus componentes que farão que você tenha uma saúde melhor. Entre as propriedades do tomilho devemos destacar as que contribuem para uma melhor digestão, as que ajudam a aliviar as condições respiratórias ou as que conseguem melhorar as feridas e acelerar o processo de cicatrização. Neste artigo de umComo contamos a você como tomar tomilho de maneira simples e muito eficaz.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do tomilho
Passos a seguir:
1

Uma das melhores formas de consumir tomilho é fazendo uma infusão com esta planta, já que consegue melhorar a nossa digestão e evitar os gases ou o mal-estar estomacal (como a diarreia ou os parasitas intestinais). Isto ocorre porque o tomilho é um ingrediente natural que evita a formação de gases e aumenta a produção de bílis conseguindo, assim, uma melhora dos processos de assimilação dos alimentos. Se tomar uma infusão de tomilho após cada refeição, notará como as digestões são mais fáceis e desaparecem as dores estomacais.

Como tomar tomilho - Passo 1
2

Também é um bom ingrediente para usar como desinfetante ou antisséptico. Por isso, se tiver alguma ferida ou uma infecção pode aplicar tomilho de forma externa diretamente sobre a pele para assim aproveitar ao máximo o seu poder curativo. Para fazer este remédio caseiro com tomilho terá que ferver esta erva em uma panela com água e quando passarem 10 minutos, aplicar a mistura na zona a tratar com a ajuda de um algodão. Pouco a pouco a ferida irá cicatrizando e a sua pele ficará com uma aparência bem mais saudável.

Como tomar tomilho - Passo 2
3

Também pode tomar tomilho como um remédio para tratar as doenças respiratórias ou a mucosidade. Caso esteja resfriado ou tenha gripe, usar tomilho pode ajudar você a desobstruir as vias respiratórias e fazer com que se encontre menos congestionado. Para consumi-lo pode optar por tomar uma infusão de tomilho ou fazer um banho de infusão concentrado com o qual poderá fazer vapores, ou seja, respirar o vapor que sai da infusão para conseguir desobstruir a obstrução da mucosidade e aliviar a tosse.

Você precisará de:

  • Um punhado de tomilho;
  • Um punhado de eucalipto;
  • Meio limão;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 1/2 litro de água.

Terá que ferver todos os ingredientes em uma panela e deixar cozinhar todos juntos durante uns 15 minutos. Depois, apague o fogo, tampe a cabeça com uma toalha e respire o vapor com inalações profundas. Sentirá como alivia seu corpo e se livra da mucosidade.

Como tomar tomilho - Passo 3
4

Como se trata de uma planta aromática, também se pode consumir tomilho para tratar alguns maus cheiros corporais como, por exemplo, o mau hálito. Para fazê-lo, pode fazer uma infusão de tomilho e fazer gargarejo com ela todos os dias após a escovação dos dentes habitual. A halitose e o mau hálito podem ser tratados com este tratamento natural; neste artigo de umComo contamos a você como combater o mau hálito com remédios naturais.

Como tomar tomilho - Passo 4
5

Outra forma de usar o tomilho é para aliviar a dor reumática e da gota por suas propriedades anti-inflamatórias e curativas. Para isso só terá que usar a planta em sua forma natural e passar esfregando sobre a parte do corpo na qual sente incômodo. Você precisará de:

  • 100 gramas de tomilho fresco;
  • 1 litro de álcool de 60 graus.

Terá que misturar os dois ingredientes e fechá-los em uma garrafa de vidro. Terá que deixar tudo repousar durante umas horas e depois aplicar fricções leves na zona onde sente dor.

Como tomar tomilho - Passo 5
6

Já referimos anteriormente que o tomilho é uma planta ideal para tratar doenças estomacais e desfrutar de digestões mais fáceis e sem gases. Por isso, também se costuma usar tomilho em receitas caseiras como tempero para seus pratos: carne temperada com tomilho, jogar um pouco desta especiaria no arroz, temperar saladas com um pouco desta planta, etc.

Como tomar tomilho - Passo 6
7

No entanto, deve ter em conta que existe uma série de contraindicações na hora de incluir tomilho em sua rotina diária. Este ingrediente natural não deve ser tomado por pessoas como as que explicamos a seguir:

  • Mulheres grávidas ou em período de amamentação.
  • Crianças com menos de 6 anos de idade.
  • Pessoas que sofram de gastrite, úlceras gastroduodenais, intestino irritável, colite ulcerosa, doença de Crohn, hepatopatias, epilepsia, Parkinson, doenças neurológicas ou alergias respiratórias.
  • Pessoas hipersensíveis a óleos essenciais.
Como tomar tomilho - Passo 7
8

O tomilho é uma das plantas medicinais que ajudam a melhorar o nosso estado de saúde geral; esta disciplina que usa as plantas como remédios para combater condições é conhecido como fitoterapia.

Como tomar tomilho - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar tomilho, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como tomar tomilho

2 comentários
Luis Antonio Lopes
Tenho renitente alérgica posso tomar tomilho?
Editor umComo.com.br
Oi, Antonio. Não há contraindicações, sugerimos a leitura do artigo sobre as propriedades do tomilho: https://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-as-propriedades-do-tomilho-2470.html
francicleidemanarin
crianca de 8 anoa pode tomar cha de tomilho

Como tomar tomilho
1 de 9
Como tomar tomilho

Voltar ao topo da página