Como tomar Urispás

Como tomar Urispás

O Urispás é um medicamento amplamente usado nos casos das chamadas disfunções geniturinárias, ou seja, relacionadas aos aparelhos genital e urinário. O remédio também é indicado em diversas situações relacionadas às perturbações de micção, inclusive, incontinência urinária. No entanto, é aconselhado que apenas seja tomado quando prescrito por um profissional da saúde. Para saber mais sobre o assunto e saber como tomar Urispás, quais as suas indicações, efeitos colaterais e contraindicações, veja todas as informações que o umCOMO reuniu sobre o assunto para ajudar você a esclarecer possíveis dúvidas.

Indicações do Urispás

Quanto às suas indicações, elas são várias, inclusive, problemas relacionados ao trato urinário. Desse modo, os médicos costumam receitar o Urispás quando o paciente sofre de problemas na próstata ou na bexiga, sendo que entre eles é possível citar a cistite, uretrite, cistalgia, prostatite, uretrocistite e uretrotrigonite. Essas doenças causam sintomas como dor ou dificuldade de fazer xixi, vontade frequentemente, de modo repentino ou à noite de ir ao banheiro ou incontinência urinária.

Outra indicação do remédio é para pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos que afetaram as suas micções ou para quem passou por algum procedimento nas vias urinárias que resultou em incômodo. O Urispás é indicado para essas situações porque a sua composição conta com cloridrato de flavoxato, uma substância útil na redução da contração da bexiga. Desse modo, ajuda a urina a permanecer por mais tempo na bexiga e, por consequência, o controle das idas ao banheiro.

Posologia do Urispás

A melhor maneira de saber como tomar Urispás é consultando um médico, uma vez que a dosagem mais indicada a cada paciente depende exatamente do seu problema de saúde e da gravidade do mesmo. Automedicar-se é um grande problema, uma vez que isso pode levar as pessoas a tomarem remédios de maneira desnecessária e mesmo em quantidades grandes, que apenas vão causar ainda mais problemas para a sua saúde. Mesmo assim, é bastante comum que indivíduos desavisados façam isso. De qualquer forma, a posologia usual do Urispás indica que adultos podem tomar no máximo um comprimido até quatro vezes ao dia. Essa é a maior dosagem e para muitos pacientes doses menores podem ser suficientes para o seu problema.

Crianças, menores de 12 anos, em hipótese alguma podem ingerir esse medicamento.

Efeitos colaterais do Urispás

É fundamental que apenas pacientes com receita médica comprem e façam uso do Urispás, sendo que existem diferentes efeitos colaterais que os usuários podem apresentar. Entre os mais comuns estão: boca seca, nervosismo, náusea, vômitos, vertigens, febre alta, tontura, visão embaçada, aumento da pressão nos olhos, dor de cabeça, confusão mental, palpitações, e até mesmo dor ou dificuldade de urinar. Outros sintomas adversos incluem reações cutâneas, como urticária, e até choque anafilático.

Contraindicações do Urispás

Há também muitas contraindicações, ou seja, pessoas em situações variadas que não podem tomar esse remédio. Além de crianças com menos 12 anos, estão proibidas de tomar Urispás as mulheres grávidas e que estejam amamentando, bem como indivíduos que sejam alérgicos a algum dos componentes da fórmula. Além de cloridrato de flavoxato, o remédio possui lactose, talco, polivinil-pirrolidona, estearato de magnésio, celulose microcristalina e amido-glicolato de sódio. Já o revestimento do comprimido é feito de éster do macrogol, celulose microcristalina, hipromelose, dióxido de titânio, estearato de magnésio e macrogol 6000.

Por conta disso, o remédio é contraindicado a pessoas com problemas relacionados à intolerância à galactose ou de absorção de glucose-galactose e carência de lactose. Está proibido de tomar o Urispás ainda quem está sofrendo de glaucoma, obstrução pilórica ou duodenal, lesão intestinal obstrutiva, acalasia, uropatias obstrutivas gravemente descompensadas do trato urinário inferior e hemorragia gastrointestinal. É contraindicado, por fim, a pacientes que estejam usando outros remédios, como antidepressivos tricíclicos, antiarrítmicos, anti-histamínicos e antipsicóticos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Urispás, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.