menu
Partilhar

Como tratar a anorexia

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a anorexia

A anorexia é uma doença grave na qual se modificam os comportamentos alimentares por uma desordem de saúde mental. Trata-se de uma condição que afeta tanto homens como mulheres e que, pode prejudicar bastante a saúde da pessoa que sobre dela. É por este motivo que é fundamental saber como tratar a anorexia para poder começar a seguir o caminho da recuperação. Neste artigo de umComo vamos lhe contar a forma que existe de tratar esta doença e poder voltar a desfrutar de uma vida saudável e cheia de energia.

Também lhe pode interessar: Sintomas da anorexia
Passos a seguir:
1

A anorexia é uma doença que deve ser tratada de imediato uma vez que se trata de um transtorno alimentar que pode prejudicar a saúde da pessoa que sofre dela por toda a vida. Lembre-se que os alimentos que ingerimos são o combustível que o nosso cérebro usa para funcionar corretamente e poder ter uma vida saudável e livre de doenças.

Quando privamos o nosso organismo de receber estas vitaminas, estamos a prejudicar diretamente o nosso funcionamento natural e, por isso, a expor-nos a graves complicações e doenças que podem derivar em crônicas.

Quanto às complicações da anorexia devem-se destacar as seguintes:

  • Baixa os níveis de potássio que pode derivar em doenças cardíacas.
  • Problemas hepáticos e renais devido à falta de nutrientes essenciais.
  • Complicações com a tireoide que podem se converter em uma alteração crônica.
  • Osteoporose prematura devido à falta de nutrientes que fazem com que os ossos se debilitem.
  • Sistema imunológico muito fraco devido à presença baixa de glóbulos brancos, isto faz com que se esteja exposta a mais doenças e que a sua superação seja muito mais complicada.
  • A nível psicológico destaca-se a falta de auto-estima, o isolamento social, depressão crônica e o aumento das chances de seu auto lesionar (a causa da falta de apreço por si mesmo).
Como tratar a anorexia - Passo 1
2

Para poder tratar a anorexia, a primeira coisa que se deve fazer é aceitar que se tem um problema. Dizer em voz alta que há um tipo de transtorno alimentar que está afetando a sua vida é o primeiro passo para se poder curar. Muitas pessoas não detetam este problema pois na sociedade na qual vivemos atualmente está na ordem do dia fazer dietas, métodos rápidos para emagrecer e além disso, vende-se um ideal de beleza de emagrecimento extremo. Tudo isto não faz mais que promover este tipo de doença.

Mas nada mais longe da realidade: um transtorno alimentar devido a fatores psicológicos é anorexia. Se quer se tratar e salvar a sua vida, o melhor é que seja sincero e aceite que tem esta doença.

3

Uma vez que admita que tem anorexia, o seguinte passo é compartilhar esta informação com os seus familiares e amigos. Ao ser uma doença do tipo mental, é bem possível que em algum momento volte a ter recaídas e a sentir essa depressão e falta de auto-estima quando se olha ao espelho. Sozinho não conseguirá vencer a anorexia, é preciso ajuda, por isso conte com os seus familiares para poder começar a tratar a doença e a estabelecer as bases para a sua recuperação.

4

Também é importante que, tenha em conta que superar esta doença não é um caminho fácil nem rápido, muito pelo contrário. Por isso, é imprescindível que conte com a ajuda de médicos, psicólogos e nutricionistas que lhe ajudem a superar esta etapa e a voltar a gostar de si mesmo e do seu corpo.

É possível que lhe aconselhem um internamento num centro para poderem fazer um controle exaustivo da sua alimentação e do seu comportamento com a comida, esta é a opção mais comum que há de curar esta doença. Um isolamento social sob supervisão de médicos e psicólogos consegue modificar os hábitos alimentares e trabalhar a auto-estima.

Como tratar a anorexia - Passo 4
5

Também é importante que se apoie em grupos de autoajuda para falar e compartilhar os seus medos e inseguranças com outras pessoas que estão na mesma situação que você. Este tipo de terapia pode ser de grande ajuda para saber que não está sozinho na doença e que há saída. De fato, muitas destas reuniões costumam ser feitas com pessoas que superaram a doença para servirem como exemplo, motivar e ajudar a que os outros doentes se possam curar.

6

Se quem tem anorexia é um familiar ou uma pessoa chegada a si, é importante que saiba como falar com ele sobre esta doença. Em umComo recomendamos que o informe o máximo possível sobre a doença para poder abordar o problema com conhecimentos sobre o tema e demonstrar-lhe, assim, que está do seu lado para tudo o que precisar. É importante nunca deixar a pessoa comer sozinha e acompanhar sempre todas as suas refeições, desta forma, conseguirá controlar o que vai comendo e poderá ajudar na sua recuperação.

Como tratar a anorexia - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a anorexia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
sofia gonçalves
Bom Dia,
Passei por uma separação acompanhada de uma grave decepção, logo depois passei a não conseguir engolir, comer nada assim fui perdendo peso e sendo muito criticada por todos ao meu redor, mas em fim minha anorexia não é abordada nesta visão, sempre leio relatos que a pessoa quer emagrecer, que jamais foi meu caso. Obrigada, Sofia Gonçalves.

Como tratar a anorexia
1 de 4
Como tratar a anorexia

Voltar ao topo da página