Como tratar a apendicite

Como tratar a apendicite

A apendicite é uma doença que consiste numa inflamação aguda do apêndice, o qual está situado no lado direito do intestino grosso e tem a forma de um dedo.

Trata-se de uma doença que abrange tanto homens como mulheres, embora tenha maior incidência em pessoas jovens.

O apêndice tem a missão de destruir e eliminar substâncias tóxicas presentes no sangue, motivo pelo qual é muito importante a higiene para o manter em bom estado e para que possa prestar os ditos serviços ao nosso organismo.

As causas mais comuns das condições do dito órgão costuma ser uma alimentação tóxica continuada, abuso na ingestão de carne, o álcool ou condimentos picantes entre outras causas. O que acontece é que a presença de substâncias tóxicas excede as que o corpo pode normalmente eliminar do próprio organismo, provocando uma inflamação do apêndice, o que origina a apendicite.

O ataque da apendicite começa com dores que à medida que passa o tempo se tornam mais fortes e insuportáveis. São dores que se localizam na região do abdômen direito que fica por baixo do umbigo. Às vezes as dores começam na direção do estômago e depois vão até ao apêndice. Quando se pressiona com a mão sobre a zona do apêndice diminuem as dores, e pelo contrário, ao deixar de o fazer se intensificam.

Além disso, a pessoa apresenta distúrbios digestivos, falta de apetite, vômitos e prisão de ventre.

Neste artigo contamos-lhe como tratar a apendicite com remédios caseiros.

Vai precisar de:
  • Frutas frescas
  • Vegetais
  • Verduras
  • Cataplasmas
  • Banheira ou duche
  • Tomilho
  • Xícara
  • Coador
  • Colher de sopa
  • Água
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer quando alguém sofre um ataque de apendicite é deitar o doente de barriga para cima, e este deve permanecer quieto. Em seguida deve avisar o seu médico, ele será quem decidirá se é necessário uma operação ou não.

2

Deve aplicar imediatamente em cima da zona afetada uma cataplasma de argila durante duas horas, ao ir dormir outra e deixe atuar. Quando retirar a cataplasma tem que lavar a roupa com água morna.

3

Deve seguir uma dieta ovo-lacto-vegetariana em que abundem os alimentos crus purificadores como é o caso dos vegetais e frutas frescas.

4

Ao longo do dia deve aplicar compressa frias sobre a zona afetada e ir renovando várias vezes conforme se forem aquecendo.

5

Um remédio eficaz para tratar a apendicite consiste em beber uma preparação (coada), que consiste em colocar uma colher de sopa de tomilho desidratado numa xícara de água durante 2 minutos.

6

Deve evitar os purgantes ou laxantes fortes, uma vez que nos períodos de inflamação aguda podem provocar a perfuração do apêndice.

7

Se a pessoa doente sofre de dores fortes, deve tomar um banho de água quente da cintura para baixo durante 10 minutos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a apendicite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Um remédio de urgência útil para a apendicite consiste em extrair com uma liquidificadora o sumo de duas batatas sem as descascas. Depois junte duas colheres de azeite de oliva. Deve tomar com o estômago vazio.