Partilhar

Como tratar a asma brônquica

Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 dezembro 2019
Como tratar a asma brônquica

As pessoas que sofrem de asma brônquica sentem dificuldade a respirar uma vez que as vias áreas estão inflamadas. Isto acontece porque estes dutos que nos trazem o ar para o organismo ficam mais estreitos devido a um estímulo exterior que pode ser desde uma alergia, a um resfriado ou a uma condição mais grave. Neste artigo de umComo contamos-lhe como tratar a asma brônquica indicando-lhe os diferentes tratamentos médicos que existem assim como os remédios caseiros que o podem ajudar a respirar melhor.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma crise de asma
Passos a seguir:
1

A forma mais tradicional de tratar a asma nos brônquios é através da administração de medicamentos que pode encontrar na farmácia. Os que são indicados para tratar esta condição são os anti-inflamatórios e os broncodilatadores:

  • Anti-inflamatórios: o uso deste tratamento farmacológico faz com que a inflamação dos brônquios diminua e, portanto, que se consiga respirar melhor. Podem ser tomados tanto inalados com o Ventolin como em forma de comprimidos ou injetados na via nas crises de asma mais graves.
  • Broncodilatadores: como o seu próprio nome indica, os medicamentos deste grupo de fármacos estão pensados para aumentar (dilatar) o diâmetro dos brônquios e conseguir que o ar entre no organismo de um modo mais simples. A forma habitual de tomar este tipo de medicamento é através do Ventolin porque facilita a chegada do mesmo aos pulmões.

No caso da causa da asma ser por motivos de alergias, o tratamento deverá ser complementado com algum medicamento anti-histamínico que conseguirá diminuir os sinais da alergia, embora não sirva em nenhum caso para melhorar o ataque de asma.

Como tratar a asma brônquica - Passo 1
2

Além destes tratamentos médicos, existem remédios naturais para a asma que lhe ajudarão a controlar estes ataques que dificultam as suas vias respiratórias. Entre os ingredientes mais ideais destaca-se o gengibre que, se o tomar fazendo uma infusão ou um suco natural, aproveitará as suas propriedades anti-inflamatórias que lhe permitirão respirar melhor.

Outro remédio caseiro é a cúrcuma que, misturada em um copo com água morna, irá ajudar a aliviar o ataque de asma visto que contém propriedades anti-inflamatórias e expectorantes. Fazer vapores de aloe vera também lhe irá ajudar a diminuir a asma porque também tem propriedades anti-inflamatórias.

Como tratar a asma brônquica - Passo 2
3

Agora que já sabe algumas formas que existem de tratar a asma, é importante que saiba como prevenir estes ataques tendo em conta uma série de fatores chave que lhe ajudarão a prevenir a asma, dentro do possível.

  • Cuidado com o pólen. Se é alérgico ao pólen, é provável que durante a primavera tenha ataques de asma com mais frequência. Para evitar que isso acontece evite lugares com muitas flores e vegetação, afaste-se dos parques ou das zonas naturais. Mas, se não o pode fazer, também pode evitar que o pólen entre nos olhos usando óculos de sol, fechando as janelas do carro e mantendo as janelas da sua casa fechadas.
  • Utilize peças anti-alérgicas nos lençóis e toalhas que usar, desta forma conseguirá que o meio em que vive não lhe provoque asma.
  • Detete que fatores lhe podem estar provocando a asma: se é o fumo de um cigarro, se é a umidade, se é quando entra em um cômodo cheio de pó,... Saber qual é a origem da sua asma irá ajudar a controlar os ataques.
  • Esqueça o tabaco, uma vez que pode prejudicar as vias respiratórias e fazer com que a asma piore. Em umComo damos algumas dicas para deixar de fumar.
  • Faça exercício mas tendo em conta alguns aspetos como, por exemplo, não o fazer em locais de muita umidade, o melhor é ao ginásio ou a um lugar fechado para evitar fatores externos que lhe possam provocar asma. Tenha em atenção à intensidade de esforço que faz e leve sempre consigo um medicamento broncodilatador.
Como tratar a asma brônquica - Passo 3

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a asma brônquica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar a asma brônquica

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar a asma brônquica
1 de 4
Como tratar a asma brônquica

Voltar ao topo da página