Partilhar

Como tratar a azia

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a azia

Quando tem uma refeição abundante, quando bebe mais do que o normal ou quando toma algum alimento em concreto pode ser que ocorra a azia, uma sensação bastante incômoda na qual você sente ardores na zona estomacal e que lhe pode provocar náuseas, vômitos e tonturas. Esta condição aparece devido a maus hábitos alimentares ou por estilos de vida pouco saudáveis que estão afetando o nosso organismo. Neste artigo de umComo contamos-lhe como tratar a azia com medicamentos e com remédios naturais.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a azia
Passos a seguir:
1

Para conseguir diminuir a sensação da azia no estômago podemos recorrer à medicina tradicional e tomar medicamentos que aliviem o ardor e nos ajudem a sentir melhor. São tratamentos específicos que podemos usar quando já comemos e bebemos e estamos sofrendo com os típicos incômodos desta condição.

Entre os medicamentos que servem para tratar a azia encontramos os seguintes:

  • Antiácidos: são medicamentos que, de forma imediata, aliviam a acidez estomacal. Eles funcionam porque neutralizam o ácido do estômago fazendo com que os incômodos desapareçam. Tomam-se de forma pontual nos momentos em que você pretenda tratar a acidez.
  • Protetores estomacais: existe outro tipo de medicamento que se toma de foma mais habitual e que serve para proteger o estômago da acidez. Este tipo de medicamento é receitado, sobretudo às pessoas com o estômago mais sensível ou com familiares com antecedentes de úlcera estomacal.
Como tratar a azia - Passo 1
2

Além dos medicamentos tradicionais, também se pode aliviar a azia com remédios naturais. Usando o poder curativo de algumas plantas ou de ingredientes 100% naturais conseguimos aliviar os sintomas e os incômodos.

  • Suco de aloe vera: tomando todos os dias um copo de suco de aloe vera pode conseguir normalizar o pH do estômago e conseguir aliviar os ardores reequilibrando a flora intestinal.
  • Alcaçuz: é um remédio caseiro perfeito para tratar problemas gástricos e, por isso, também o ácido estomacal devido às suas propriedades calmantes. Recomenda-se que se tome o tipo de alcaçuz que é mastigável para poder aliviar os incômodos.
  • Camomila: é também um remédio perfeito para aliviar o ácido do estômago, para isso deverá colocar a ferver um punhado de flores de camomila, coar a infusão e tomar uma xícara antes do almoço e do jantar.

Neste artigo de umComo contamos-lhe outros remédios caseiros para a azia.

Como tratar a azia - Passo 2
3

Mas, para saber como tratar a azia é importante conhecer como se pode prevenir que apareça no seu corpo, por isso, deve saber alguns truques que lhe ajudarão a melhorar as suas digestões e a impedir que o ácido emerja no estômago. De seguida damos-lhe alguns conselhos para que saiba prevenir a azia:

  • Uma das melhores formas de prevenir a azia é tomando um copo de água quente com algumas gotas de suco de limão de 15 a 20 minutos antes de cada refeição. Desta forma, conseguirá que o seu estômago equilibre os níveis de ácido e a digestão seja mais suave e fácil.
  • Evite as porções de comida demasiado grandes porque, quanto mais pequenas forem, mais fáceis de assimilar pelo seu estômago serão e assim os sintomas do refluxo serão minimizados.
  • Evite tomar alimentos que provoquem azia como o álcool, as bebidas com cafeína, chocolate, as frutas ácidas, alimentos gordurosos, alimentos picantes, tomate, menta, cebola crua, alho, pimenta, vinagre e o leite.
  • Não vá dormir logo depois de comer porque ao estar cheio isso vai dificultar a digestão dos alimentos que consumiu.
  • Não faça exercício físico depois de ter comido porque pode danificar o estômago e cortar o processo digestivo.
  • O tabaco também aumenta a secreção do ácido estomacal pelo que pode produzir ardores.
Como tratar a azia - Passo 3

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a azia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar a azia

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
CARLOS COELHO FRANCO.
GOSTARIA DE SABER MAS SOBRE COMO EVITAR O REFLUXO.
Elizabeth Martins Bispo Alves
Bom Dia ... Gostei muito do que li , mas é difícil demais os tratamentos, pois td que vejo á mim não é bom , pq tomo Frisium 10 Mg, e Tegretol 400Mg. então evito muitos tipos de chás, e medicamentos, porque muitas vezes, não combinam e acabam por piorar a situação com estes medicamentos, por ter Epilipcia, ou seja Ausência ... poderia me ajudar tb com tratamento caseiro pra este problema.... mas gostei muito das dicas... pena que muitas vezes , evito . O café ele causa a Azia ? a Bolacha causa a Azia, ou é pelo fato de já estar com o problema...responda me por favor ... Muito Obrigada , E tenham um bom dia !

Como tratar a azia
1 de 4
Como tratar a azia

Voltar ao topo da página