Como tratar a bactéria enterobacter cloacae

Como tratar a bactéria enterobacter cloacae

A bactéria enterobacter cloacae vive no trato gastrointestinal dos seres humanos como parte de uma população microbiana normal, ajudando a realizar a digestão. Mas às vezes produz infecções oportunistas, por exemplo quando baixam as nossas defesas, e em outras ocasiões a infecção é por contaminação externa.

Esta bactéria pode produzir infecção no trato urinário, em feridas cirúrgicas (infecção nosocomial quando é produzida no hospital) e bacteremia (infecção no sangue). Em umComo.com.br veremos como tratar a bactéria enterobacter cloacae.

Passos a seguir:
1

O tratamento da infecção por enterobacter cloacae é principalmente administrar antibióticos, mas já que costuma desenvolver resistências e o antibiótico deixa de fazer efeito para essa bactéria, costuma-se administrar combinações de dois ou mais fármacos.

Geralmente realiza-se um exame no paciente, chamado de antibiograma, para saber a que antibióticos a enterobacter cloacae é sensível e a quais é resistente. Deste modo o médico pode tratar mais eficazmente a infecção.

2

O mais habitual é tratar estas infecções com antibióticos betalactâmicos (piperacilina tazobactam) com uma duração de 5 a 14 dias de tratamento, fluoroquinolonas (ciprofloxacino) de 7 a 14 dias ou aminogluscósidos (gentamicina) de 7 a 10 dias.

A enterobacter cloacae é resistente à Cefalosporina.

3

Para as infecções mais graves, os antibióticos são administrados por via intravenosa a cada seis ou oito horas até que a temperatura diminua ou por via intramuscular. Depois administra-se por via oral.

4

Se a infecção chega ao sangue (bacteriemia), pode produzir-se um choque e níveis baixos de tensão arterial, por isso, costuma-se administrar líquidos intravenosos tais como o soro salino fisiológico, uma solução com uma concentração do 0'9% em cloro de sódio (ClNa) ou o soro glucosalino (glucosa ao 2'5% e cloruro de sódio ao 0'45%).

5

Toda a infecção costuma produzir febre, dor e mal-estar geral. Para estes sintomas, é recomendável tomar analgésicos e antipiréticos como o paracetamol, 1 grama a cada 8 horas em adultos sem patologia prévia, abundante ingestão hídrica, pelo menos 2 litros de água por dia já que a febre faz perder muitos líquidos e sais minerais, e repouso pois nosso corpo está lutando contra a bactéria e precisa de todos os recursos e energia possíveis para isso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a bactéria enterobacter cloacae, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se acha que pode ter uma infecção por enterobacter cloacae, não deixe de ir ao seu médico para que possa fazer um tratamento com antibiótico.
  • Se tiver qualquer dúvida, deixe seu comentário.