Partilhar

Como tratar a boca seca

Como tratar a boca seca

A boca seca ou xerostomia, em termos médicos, é uma doença que, entre outros sintomas, provoca sensação de secura e ardor na cavidade bucal, lábios ressecados, dificuldades para engolir e mau hálito. Quando isto ocorre, quer dizer que não contamos com a saliva suficiente para poder manter a umidade da boca em níveis ótimos, o que pode dever-se a uma situação temporária ou ser consequência de alguma condição de maior gravidade. No seguinte artigo de umComo mostramos a você em detalhe como tratar a boca seca.

Também lhe pode interessar: Por que tenho a boca seca
Passos a seguir:
1

A secura bucal pode ser causada por diversas condições entre as quais se encontram o mau funcionamento das glândulas salivares, a desidratação, a ingestão de certos medicamentos, bem como ser consequência direta de outras doenças (diabetes, HIV, artrite reumatoide, etc.). É por isso que o tratamento da boca seca dependerá da patologia que a estiver causando, assim é fundamental procurar um médico e informar a ele os sintomas para que seja ele quem prescreva as medidas apropriadas para você. Por exemplo, caso seja devida a alguma medicação, seu médico pode realizar mudanças no tratamento ou ajustar a dose, pelo que é sempre importante consultá-lo.

2

Do mesmo modo, a fim de aliviar os sintomas de secura bucal é possível realizar uma série de medidas simples no dia a dia. Uma delas é tentar manter a boca e os lábios úmidos e para conseguir isto, você pode recorrer a:

  • Enxaguar a boca duas ou três vezes por dia utilizando água com um pouco de sal.
  • Aplicar um gel umectante indicado especialmente para a boca e a língua.
  • Aplicar bálsamos labiais com maior frequência.
  • Colocar no quarto um umidificador de vapor frio.
  • Chupando balas sem açúcar para favorecer a salivação.
3

Manter uma boa higiene oral também será crucial para tratar a secura bucal e reduzi-la. É fundamental escovar seus dentes após cada refeição, usar o fio dental e inclusive realizar uma limpeza mais profunda com um irrigador oral. Ao escolher seu enxaguante bucal, são preferíveis aqueles que não contenham álcool e que ofereçam uma fórmula suave.

4

Como dissemos, a hidratação é essencial para prevenir a secura bucal e estimular o fluxo salivar, por isso não hesite em começar a consumir mais líquidos durante o dia, bebendo, sobretudo, muita água. Mas você deverá evitar as bebidas açucaradas, gasosas e alcoólicas, e tentar substituir o café por chás.

5

Outras práticas a ter em conta para não piorar a secura bucal é evitar ingerir comidas ou bebidas quentes demais, bem como ter uma dieta rica em alimentos que contenham uma alta porcentagem de água e que sejam frescos. Não se recomendam os alimentos e líquidos cítricos e ácidos.

Veja também: Boca seca e amarga, o que pode ser? - 7 causas para ficar atento

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a boca seca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como tratar a boca seca

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Shirlei Rodrigues
Bom dia! A dois anos minha língua ficou com espessura bem grossa e passei a ficar com a ponta dá língua é o céu dá boca secos durante a noite, somente a ponta e a parte do céu dá boca onde fica encostado a ponta dá língua, mas logo que acordo e abro a boca ambos se umidessem, o que pode ser? Como tratar?
mauro
Como me livrar do mau halito
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Mauro, nesse link poderá encontrar vários remédios caseiros para tratar o mau hálito: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-combater-o-mau-halito-com-remedios-caseiros-2973.html
Rogerio de souza
Como tirar gosma plastica da boc?

Como tratar a boca seca
Como tratar a boca seca

Voltar ao topo da página