Como tratar a broncopneumonia

Como tratar a broncopneumonia

A broncopneumonia é uma espécie de pneumonia que ataca normalmente os brônquios. Geralmente é uma doença típica nas crianças e nos idosos. Esta condição respiratória provém quase sempre de um catarro mal curado e pela fraqueza das defesas que se esgotaram pela medicação.

A doença dos brônquios grandes passa para os brônquios capilares e invade o tecido pulmonar. O doente tem febre mas esta é irregular e diferente consoante os casos. É frequente que a temperatura baixe à medida que amanhece e, pelo contrário, que aumente bastante pela noite. Claro que, deverá consultar um médico para o examinar, além disso neste artigo de umComo explicamos-lhe algumas recomendações sobre como tratar a broncopneumonia.

Passos a seguir:
1

A broncopneumonia ou a pneumonia brônquica costuma ocorrer perante um sistema imunológico debilitado, como pode ser o caso das pessoas de idade avançada, as crianças ou como complicação de outra doença, como pode ser um resfriado.

Deste modo, será necessário seguir uma dieta equilibrada, para garantir assim todo o tipo de nutrientes ao organismo e, no caso de ser necessário, podem reforçar-se as defesas através de complexos vitamínicos embora deva ser sempre sob supervisão médica.

2

São diversos os agentes patógenos ou bactérias que podem causar a infeção dos brônquios, ou seja, das vias respiratórias e é por isso que na maioria dos casos a broncopneumonia deverá ser tratada com antibióticos. Este tipo de medicamentos são os únicos que poderão acabar com os causadores desta doença, pelo que o médico deverá prescrever os mais adequados em cada caso. Além disso, é importante lembrar que os tratamentos com medicamentos antibióticos não se podem abandonar, apesar dos sintomas terem desaparecido, você deve terminar com eles seguindo a posologia adequada.

3

Também é preciso beber muitos líquidos, especialmente água, como tratamento natural da broncopneumonia. Manter-se hidratado irá ajudá-lo a compensar a perda de líquidos e a melhorar os sintomas.

4

Do mesmo modo, durante uma broncopneumonia, recomenda-se repousar e estar na cama, na medida do possível, assim como reduzir os esforços físicos. Esta condição complica a passagem do ar até aos pulmões e a atividade física intensa pode desencadear problemas na respiração. Também será importante ventilar o cômodo onde se encontra a pessoa com esta doença, para evitar a proliferação de germens e que outras pessoas possam contraí-la.

5

Nos casos mais graves, pode ser necessária a hospitalização do paciente com broncopneumonia para poder realizar assim um seguimento constante da evolução da doença. É por isso que o médico deverá examinar a gravidade da condição e determinar se é necessário manter essa pessoa hospitalizada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a broncopneumonia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.