Partilhar

Como tratar a bronquite crônica

Por Nelia Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a bronquite crônica

Quando a bronquite aguda perdura no tempo devido a uma falta de tratamento, dá lugar à bronquite crônica. Trata-se de uma condição que produz inflamação dos brônquios fazendo com que o paciente sinta sintomas como tosse constante, mucosidade abundante e dificuldade respiratória. Neste artigo de umComo contamos-lhe como tratar a bronquite crônica indicado-lhe tanto os tratamentos convencionais como os remédios caseiros que lhe ajudarão a sentir-se em melhores condições.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da bronquite
Passos a seguir:
1

Para poder detetar se está sofrendo de bronquite crônica, a primeira coisa que tem de fazer é analisar os sintomas que apresenta. Já referimos que quando uma bronquite aguda não se cura corretamente, esta pode virar a crônica. Os sintomas são:

  • Tosse forte com incidência a produzir mucosidade.
  • A tosse também pode aparecer com rastos de sangue devido ao esforço.
  • Dificuldade para respirar.
  • Sensação de fadiga devido à falta de oxigênio que circula pelo corpo.
  • Sofrer de infeções das vias respiratórias com frequência.
  • Pés, pernas e joelhos inchados devido à má circulação.
  • Dor de cabeça ou enxaquecas com frequência.

Neste artigo de umComo contamos de forma detalhada quais são os sintomas da bronquite.

Como tratar a bronquite crônica - Passo 1
2

Para poder tratar a bronquite aguda, a primeira coisa que deve saber é que na maioria dos casos não requer nenhum tratamento com antibióticos pois a infeção costuma desaparecer ao fim de alguns dias. De qualquer forma, é importante que enquanto estiver doente, tenha em conta este tipo de precauções:

  • Beba muito líquido para conseguir depurar o seu organismo e conseguir que esteja perfeitamente hidratado.
  • Pode usar um inalador se sentir que lhe custa respirar.
  • É fundamental que descanse e passe uns dias sem sair de casa para que o seu organismo possa lutar contra a infeção e se curar.
  • No caso de apresentar febre, pode tomar a medicação livre que está indicada para controlar a temperatura corporal. Se preferir usar outros métodos naturais, neste artigo mostramos-lhe os remédios caseiros para baixar a febre.
3

Quando a bronquite não se cura por si só, a doença pode se tornar crônica e, por isso, deverá consultar um médico para que este lhe indique o tratamento a seguir. Tenha em conta que não deve deixar passar mais de uma semana para tratar a condição e consultar o especialista no caso de não observar melhorias.

O tratamento médico que costumam receitar para tratar a bronquite crônica consiste em um medicamento que dilata as vias respiratórias fazendo com que o ar entre melhor nos pulmões. Conhece-se com o nome de "broncodilatador" e costuma inalar-se. No entanto, se a sua situação for grave, é provável que o médico lhe receite corticosteroides para tentar amenizar os sintomas e que o seu estado de saúde melhore. Este tipo de medicina pode-se tomar tanto de forma inalada como em forma de pílulas.

Dependendo de como foram afetados os pulmões por causa da doença, também é possível que precise de oxigênio durante um tempo para conseguir restabelecer os níveis normais e tentar que o seu corpo funcione com normalidade.

Como tratar a bronquite crônica - Passo 3
4

Além destes medicamentos que acabamos de lhe dizer, também pode complementar o seu tratamento graças a alguns tratamentos naturais cujas propriedades lhe ajudarão a se recuperar de um modo mais rápido. De entre os remédios caseiros para a bronquite destacamos os seguintes:

  • Óleo de sândalo: é uma das opções mais simples e eficientes que há. Os vapores do sândalo conseguirão que os seus brônquios se desinflamem e, portanto, sinta uma melhoria notável. Para o fazer, terá que colocar a ferver um pouco de água com 6 ou 10 gotas de óleo e, depois, fazer vapores com ela.
  • Suco de limão com mel: é também um dos remédios mais populares que há para tratar condições respiratórias. Tanto o limão como o mel são antibióticos naturais que lhe ajudarão a combater a infeção e a conseguir que a sua saúde melhore. Para aproveitar os seus benefícios terá que misturar uma colher de sopa de mel, o suco de um limão e um copo de água quente; beba esta mistura 4 vezes ao dia e notará uma melhoria.
  • Alho e cebola: também têm propriedades antibióticas que conseguirão que a infeção dos brônquios amenize. A melhor forma de os incluir na sua dieta é adicioná-los crus nas suas refeições (nas saladas é uma ótima opção). Se preferir, também pode comer cebola ou alho cru.
Como tratar a bronquite crônica - Passo 4
5

Além de saber tratar a bronquite crônica, também é importante que aprenda uma série de hábitos de vida que lhe ajudarão a que a saúde dos pulmões funcione melhor e que possa respirar sem problemas. Os conselhos que lhe recomendamos são os seguintes:

  • Pratique exercício físico regularmente para melhorar o funcionamento do sistema respiratório e cardiovascular. Recomenda-se fazê-lo pelo menos 3 dias por semana para conseguir que o seu corpo se beneficie.
  • Deixe de fumar. Embora fume pouca quantidade de tabaco, o mais recomendável é que abandone este vício de uma vez por todas uma vez que prejudica a saúde dos seus pulmões além de introduzir toxinas no seu corpo.
  • Evite os lugares muito contaminados. Para conseguir que o ar que respira seja de alta qualidade, é recomendável que evite zonas com excesso de fumos tóxicos (seja de carros ou de tabaco) e opte por lugares com o ar mais puro e fresco. O motivo é que a toxicidade do ambiente penetra no seu organismo prejudicando a saúde dos seus pulmões.
  • Abrigue-se. Os dias de mais frio ou no inverno é importante que se agasalhe corretamente e evite passar frio pois, caso contrário, as suas defesas podem baixar e tornar-se mais vulnerável às infeções e/ou vírus.
Como tratar a bronquite crônica - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a bronquite crônica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
AGOSTINHO FORTES
que tipo de remedio devo tomar para reduzir a falta ar
Editor umComo.com.br
Oi Agostinho! Esse artigo indica remédios caseiros para falta de ar: https://saude.umcomo.com.br/artigo/remedios-caseiros-para-falta-de-ar-e-tosse-tecnicas-naturais-27875.html

Como tratar a bronquite crônica
1 de 5
Como tratar a bronquite crônica

Voltar ao topo da página