A dor de cabeça tensional

Como tratar a cefaleia tensional

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a cefaleia tensional

A cefaleia por tensão é a cefaleia primária mais frequente em todos os grupos de idade, incluídos os idosos. O tratamento é orientado à atuação em três áreas: evitando os fatores desencadeantes, tratamento sintomático dos episódios através de analgésicos e tratamento profilático. O tratamento da cefaleia por tensão é o seguinte:

Vai precisar de:

  • Analgésicos
  • Relaxantes musculares

Passos a seguir:

1

O tratamento da cefaleia por tensão requer evitar, se já foram identificados antes, os fatores desencadeantes ou agravantes da dor.

2

Sugere-se a realização de exercício físico com o objetivo de conseguir relaxamento muscular e reeducação de posturas patológicas.

3

São úteis técnicas tais como o biofeedback, na qual a pessoa toma consciência de sua contração muscular exagerada, o que faz com que ela possa aprender a relaxar seus músculos.

4

Também pode-se implementar fisioterapia em forma de tratamentos com ultrassom, estimulação elétrica, e as bolsas de frio e calor também demonstraram ser eficazes.

5

Se identificar a presença de bruxismo, faça uma consulta odontológica com o intuito de colocar uma placa de relaxamento dentário.

6

Se necessário, propõe-se a realização de psicoterapia.

7

O tratamento da dor é decidido de acordo com a frequência e intensidade da mesma.

8

Cefaleias leves e ocasionas podem não requerer tratamento.

9

Se for indicado tratamento farmacológico, usam-se analgésicos comuns tais como: ácido acetilsalicílico (500 mg/8 horas, via oral), paracetamol (500 mg/6-8 horas, via oral), ou anti-inflamatórios não esteroides como ibuprofeno (400 mg/8 horas, via oral), ou diclofenaco (50 mg/8 horas, via oral).

10

Se existir contratura de músculos pericranianos, associam-se ao tratamento relaxantes musculares tais como orfenadrina (100 mg/12 horas, via oral), tizanidina (2-4 mg/8 horas, via oral), ou benzodiazepinas por curtos períodos de tempo, para evitar dependência.

11

Na cefaleia por tensão crônica, é utilizada com bom resultado amitriptilina, 25 mg via oral à noite.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a cefaleia tensional, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Provavelmente o maior benefício seja obtido da combinação das técnicas de relaxamento com o tratamento farmacológico.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como tratar a cefaleia tensional