Partilhar

Como tratar a cicatrização

Por Sara Viega. Atualizado: 3 agosto 2017
Como tratar a cicatrização
Imagem: ivosalgado.com.br

Uma cicatriz é uma camada elevada da pele que se forma sobre as feridas durante o processo de cura do corpo, e é uma marca permanente na pele, uma vez que a pele esta completamente saudável. Mesmo que uma cicatriz não possa desaparecer por completo, é possível reduzir a aparência da cicatriz com uma variedade de tratamentos médicos que incluem a dermoabrasão, o rejuvenescimento com laser e as injeções para as cicatrizes de acne. Como em qualquer tratamento, entre em contato com seu dermatologista antes de continuar para garantir sua segurança.

Também lhe pode interessar: Como tratar de queloide
Passos a seguir:
1

Consulte um cirurgião plástico para eliminar a cicatriz. A cirurgia ajuda a reduzir a forma da cicatriz e pode reduzir seu tamanho, mas corre-se o risco de que novas cicatrizes se formem ao redor da antiga, após a cirurgia. Se sua pele tende a formar queloides, isto é, áreas elevadas de pele que são duras ao tato, a cirurgia não é recomendável.

2

Receba tratamentos com esteroides. Os esteroides reduzem a aparência da cicatriz. As injeções contínuas têm o objetivo de ser eficazes e são necessárias para evitar que a cicatriz volte a aparecer.

3

Experimente um tratamento de microdermoabrasão. A microdermoabrasão tira cuidadosamente a primeira camada da pele e favorece a regeneração de pele nova através da estimulação de células. A microdermoabrasão é menos invasiva que a dermoabrasão e é consideravelmente menos cara. Visite seu dermatologista para uma consulta antes de receber a microdermoabrasão.

4

Pergunte sobre o rejuvenescimento com laser. Um tratamento de rejuvenescimento com laser elimina as duas primeiras capas da pele com o fim de eliminar a cicatriz e não é um tratamento invasivo. Há vários tratamentos de rejuvenescimento que podem ser necessários para diminuir com êxito a aparência da cicatriz. O pós-tratamento da irritação tem uma duração de dois a três dias. A irritação da pele inclui enrijecimento, inflamação e dor leve. Não se trate com laser se você tem a pele escura, o tratamento de rejuvenescimento pode causar hiperpigmentação, isto é, o aparecimento de manchas brancas ou claras onde a pele foi tratada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a cicatrização, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Antes de fazer um tratamento da cicatriz que tenha um verdadeiro risco, consulte seu médico.

Escrever comentário sobre Como tratar a cicatrização

Como tratar a cicatrização
Imagem: ivosalgado.com.br
Como tratar a cicatrização

Voltar ao topo da página