Como tratar a cistite

Como tratar a cistite

Denomina-se cistite a inflamação ou irritação da bexiga urinária. Geralmente esta inflamação é causada por substâncias estranhas à urina, às vezes causada por prisão de ventre ou por medicamentos irritantes. Embora também possa ser causada pela presença de pedras ou cálculos.A cistite ou inflamação da bexiga manifesta-se por uma sensação constante de urina e pela presença de dor aguda. A urina é turva, com mucosidades e às vezes contém sangue. Há choques na bexiga e a dor se irradia para os rins, ânus e uretra. Algumas vezes o doente pode ter febre, especialmente nos casos agudos.Neste artigo contamos-lhe como tratar a cistite.

Vai precisar de:
  • Vegetais
  • Legumes
  • Frutas frescas
  • Água
  • Compressas
  • Cataplasmas
  • 20 g de aspérula
  • 20 g de urtiga branca
  • 15 g de meliloto
  • 15 g de ênula-campana
Passos a seguir:
1

O doente com cistite, tem que estar em jejum durante um dia. No dia seguinte terá que seguir um regime crudívoro, no qual abundem as frutas frescas e as saladas temperadas com suco de limão sem sal.

2

Tem de beber limonadas sem açúcar ou água para dissolver as impurezas e assim poder eliminar todas as matérias tóxicas.

3

Após a crise aguda, o doente com cistite pode comer verduras cozidas ao vapor ou cruas.

4

É recomendável que o doente tome três xícaras de tisana diurética que pode adoçar com mel de abelhas. Deve-se tomar uma xícara pela manhã em jejum e as outras uma hora antes de cada refeição.Para preparar a tisana tem de misturar 20 g de aspérula, 20 g de urtiga branca, 15 g de raízes de ênula-campana, 15 g folhas da framboeseira, 15 g folhas de uva-de-urso e 15 g de meliloto ou trevo-de-cheiro. Uma vez que estejam misturadas todas as ervas, tem de colocar 2 colheres da mistura em meio litro de água e levar ao fogo para que ferva durante 15 minutos, depois coar.

5

Para acalmar as dores da bexiga é recomendável sentar-se no bidê cheio de água fria durante um minuto e depois tomar um banho de assento de vapor durante 20 minutos no mesmo bidê.

6

É eficaz aplicar cataplasmas de linhaça no ventre e nos rins, prendendo com bandagens. Ou utilizar cataplasmas de argila de 2 centímetros de espessura.Tem de alternar estes cataplasmas com outros quentes de flores de feno de 2 ou 3 horas por aplicação.

7

Quando a cistite for crônica, deve-se aplicar compressas de água argilosa morna no baixo ventre, reduzindo progressivamente a temperatura das mesmas dia a dia.

8

Deve fazer banhos de assento aos que se tem de adicionar infusões de flores de feno na proporção de 20 g de flores de feno para cada litro de água. Estes banhos de assento serão de água quente de 5 minutos, alternados com outros de água fria de apenas 15 ou 20 segundos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a cistite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.