Como tratar a claustrofobia

Como tratar a claustrofobia

A claustrofobia é um medo intenso e irracional que uma pessoa tem de espaços fechados. Os lugares mais temidos pelos claustrofóbicos são os quartos pequenos, os sótãos, elevadores, trens, entre outros. Os claustrofóbicos não temem a situação em si mas as consequências negativas que possam derivar dela, como por exemplo ficar preso ou se asfixiar. Como toda fobia, o claustrofóbico limita sua vida quotidiana evitando toda situação que leve a pessoa a estar presa em espaços pequenos. De seguida, em umComo.com.br damos-lhe as fórmulas para tratar a claustrofobia.

Passos a seguir:
1

Consulte um médico especialista. Recomenda-se a Terapia Cognitivo-Comportamental que tem por objetivo a modificação do comportamento. A terapia lhe acompanhará nesse processo e ajudará você a diminuir a ansiedade perante estas situações.

2

Técnicas de relaxamento e respiração. A claustrofobia é um transtorno de ansiedade, por isso este tipo de técnicas podem ajudar a superar a tensão gerada perante uma situação temida.

3

Imagine a situação. Como primeiro passo para vencer a claustrofobia, é importante tentar pensar em uma situação que gere estes sentimentos. Tente pensar qual é sua reação e como você deveria reagir, pense em estratégias para vencer o medo.

4

Fale no assunto. Conte para alguém em quem confia como você se sente. Muitas vezes colocar nosso medo em palavras é o primeiro passo para assumi-lo e vencê-lo.

5

Retome sua vida quotidiana. Após um tempo, tente realizar aquelas atividades que você deixou de fazer por culpa da claustrofobia. No começo, você pode pedir a um ser querido que lhe acompanhe. Comece pegando um elevador com alguém, comece com um andar. Depois tente superá-lo e fazê-lo sozinho.

6

Pensamento positivo. Quando enfrentar uma situação que gere medo intenso, tente pensar em coisas boas e positivas. Evite associar a situação com pensamentos negativos, pense positivo e agarre-se a esse pensamento.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a claustrofobia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Consulte um médico especialista. Não consuma nenhum tipo de medicamento sem a recomendação de um profissional da saúde.