Partilhar

Como tratar a depressão infantil

Como tratar a depressão infantil

A depressão nas crianças é um tema complexo, porque ao contrário dos adultos, as crianças não costumam por nas palavras os seus sentimentos, nem explicar os motivos que os levam a estar assim. Mas as crianças também podem sofrer de depressão, manifestando-se de diversas formas que vão desde mudanças emocionais até mudanças na forma de agir e pensar. A criança encontra-se triste, chora por qualquer coisa, demonstra falta de interesse até nas atividades que antes gostava, não dorme bem, mostra-se muitas vezes irritável, desqualifica-se dizendo que não serve, que é tonto. Se o seu filho apresenta estas caraterísticas, damos-lhe algumas diretrizes para o ajudar a tratar uma criança com depressão infantil.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da depressão infantil
Passos a seguir:
1

Faça uma consulta com um médico especialista. Será o médico especialista quem irá estabelecer um diagnóstico sobre o que acontece ao seu filho. Em alguns casos, dependendo da intensidade da depressão, pode propor alguns medicamentos para ajudar a que a criança saía desse estado depressivo.

2

Mostre-lhe o seu apoio e contenção. É importante que a criança se sinta acompanhada e compreendida. Tem que estar atento aos progressos que tenha e às possíveis recaídas, para poder agir atempadamente. Trate de lhe transmitir tranquilidade e carinho. As crianças que sofrem de depressão têm uma auto-estima muito baixa, pelo que se torna importante estimulá-lo e mostrar-lhe afeto.

3

Fale na escola. É importante informar na escola qual é a situação para que o mantenham informado sobre os seus progressos e recaídas. As crianças que sofrem de depressão tendem a isolar-se e a não manter contato com os seus colegas, além de apresentar dificuldades na escola. Será a professora quem lhe dará uma perspetiva mais adequada deste aspeto da vida do seu filho.

4

Trate de fomentar atividades recreativas. As crianças que têm depressão costumam abandonar aquelas atividades que antes lhes davam prazer, é por isso, que se torna positivo tratar de as estimular a retomá-las. Pode sair uma tarde para o parque, para o cinema, a praia, seria ainda melhor se pudesse compartilhar estas atividades com todos os membros da família.

5

Trate de passar mais tempo com ele. Demonstre-lhe dedicação, trate de brincar com ele, ajude-o a realizar as tarefas, peça-lhe que o ajude a fazer coisas consigo, como por exemplo se estiver cozinhando peça-lhe ajuda para cozinhar, se estiver pintando, que o ajude a pintar.

6

Trate de manter uma rotina para a criança para beneficiar a sua depressão infantil. Uma das caraterísticas principais da depressão é a instabilidade emocional, é por isso que o estabelecimento de uma rotina fará com que o seu filho se sinta mais estável. Evite as mudanças de planos bruscas e no caso de realizar alguma atividade que escape à rotina, avise-o com antecedência para que esteja preparado. Trate também de manter os horários de sono e alimentação diariamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a depressão infantil, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • No caso do médico considerar necessário o uso de medicamentos, estes devem ser aplicados na dose recomendada pelo médico. Se observar que tem efeitos negativos na criança, volte a consultar o médico mas não mude a sua dose.

Escrever comentário sobre Como tratar a depressão infantil

1 comentário
antonio felix
minha neta qualquer coisa fica agressiva grita, alguma coisa que está nas mãos joga no chão

Como tratar a depressão infantil
Como tratar a depressão infantil

Voltar ao topo da página