Como tratar a dermatite alérgica

Como tratar a dermatite alérgica
Imagem: blogsegurancatotal.blogspot.com

A dermatite alérgica ou dermatite de contato, é um tipo de dermatite comum quando o indivíduo entra em contato com uma substância da qual ele é alérgico e se dá, na maioria das vezes, com cosméticos, produtos de limpeza e higiene pessoal. No entanto, as situações que geram dermatite alérgica podem ser diversas, desde o contato com bijuterias até picadas de pulgas e mosquitos, produzindo coceiras, manchas vermelhas e as vezes até bolhas de pus no local.

No geral a dermatite alérgica não provoca maiores problemas de saúde, nem mesmo coloca a vida do paciente em risco. Ainda sim é desconfortável e pode causar infecções caso o paciente insista em cocar o local e não procure por um tratamento, este, pode ser feito com cremes para a pele. Neste artigo, umComo te explica como tratar a dermatite alérgica.

Dermatite alérgica tem cura?

A dermatite alérgica possui cura, e para obtê-la geralmente não é necessário tanto esforço da parte do paciente. Primeiramente, deve-se evitar o contato com a substância da qual você sabe que é alérgico, utilizando luvas de limpeza, por exemplo. Um teste com o seu dermatologista pode identificar à quais substâncias você possui hipersensibilidade.

A primeira etapa do tratamento é identificar qual foi a substância que lhe causou dermatite alérgica.

Sintomas da dermatite alérgica

Os sintomas e sinais da dermatite alérgica usuais incluem:

  • Coceira ou sensação de queimação na pele;
  • Vermelhidão no local;
  • Pequenas bolhas ou lesões que podem surgir, estas geralmente aparecem pela coceira;
  • Inchaço ou descamação no local afetado.

A dermatite alérgica ou dermatite de contato geralmente apresenta sintomas logo após o contato com a substancia alergina, mas pode demorar até dois dias para se manifestar, dependendo do seu grau de alergia, tempo em que esteve em contato e como anda o seu sistema imunológico.

Como tratar a dermatite alérgica

Para tratar a dermatite alérgica o indivíduo deve ser orientado de preferência por um dermatologista. Como foi dito, o primeiro passo é evitar o contato com a substância alergina mas como nem sempre o paciente sabe qual esta pode ser, o dermatologista pode ajudar a identificá-la.

Além disso, o seu médico, dermatologista ou farmacêutico podem lhe receitar cremes emolintes - cremes geralmente feitos à base de água, óleos e gorduras que servem para amaciar e hidratar a pele -, como o Mustela ou Uriage. Também podem ser receitadas pomadas anti-alérgicas como a Dermatop que ajudam a aliviar a coceira e inflamação.

A dermatite alérgica também pode ser tratadas com uma boa alimentação e remédios caseiros.

Já em casos mais graves da dermatite alérgica, as que não desaparecem facilmente com uma boa alimentação, cremes e remédios caseiros. O seu dermatologista pode receitar pomadas anti-histamínicas que aumentam o efeito do tratamento.

Veja também:

  • Como tratar a dermatite esfoliativa
  • Como tratar a dermatite herpetiforme
  • Como tratar a dermatite seborreica
  • Tipos de dermatose
  • Quais alimentos ajudam a melhorar a dermatite

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a dermatite alérgica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.