Como tratar a dermatite atópica

Como tratar a dermatite atópica

A dermatite atópica ou chamada habitualmente eczema atópico, é uma doença inflamatória da pele, pruriginosa, de curso crônico e recidivante, que aparece em indivíduos com histórico pessoal ou familiar de dermatite atópica. O tratamento está encaminhado para evitar as irritações cutâneas e hidratar a pele.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Não se devem utilizar, em contato direto com a pele, tecidos que impeçam a transpiração ou sejam mal tolerados por serem irritantes primários, como a fibra sintética, lã ou plásticos.

2

Em casa deve-se eliminar tudo aquilo que possa ser um reservatório de pó assim como animais de pêlo.

3

Devem-se proibir os climas extremos e os ambientes demasiado secos, isto ajudará a reduzir o eczema atópico.

4

Tem que se instruir o paciente para que diminua o número de banhos, use sabões gordos e aplique cremes com alfa-hidroxiácidos várias vezes ao dia.

5

O tratamento tópico dependerá se a dermatite é aguda, subaguda ou crônica. Nas crianças deve evitar-se a aplicação prolongada ou extensa de corticoides de alta potência.

6

Os corticoides orais devem evitar-se, na medida do possível, pelos efeitos secundários derivados do seu uso prolongado, e pela sua repercussão.

7

No caso de sobre-infeção utilizam-se antibióticos orais.

8

Para saber como se manifesta a dermatite atópica veja o nosso artigo com as manifestações clínicas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a dermatite atópica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Antes de usar qualquer tipo de medicamento, consulte um especialista.