Como tratar a disidrose

Como tratar a disidrose
Imagem: mercadotododia.com.br

A disidrose é uma condição de pele que se carateriza pelo aparecimento de erupções cutâneas frequentes. Estas erupções costumam aparecer normalmente na palma das mãos e na sola dos pés e o seu conteúdo é líquido. As causas desta condição ainda são desconhecidas, mas acredita-se que esteja relacionada com períodos de estresse ou ansiedade. Além disso, também é mais frequente no verão, período em que há uma maior produção de suor o que causa irritação na pele. Para saber mais sobre esta condição de pele e como tratar a disidrose, continue lendo este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Antes de mais, vamos explicar para você os sinais e sintomas da disidrose para saber identificar esta condição de pele. A disidrose causa o aparecimento de bolhas pequenas com menos de 1 milímetro de diâmetro, normalmente na ponta dos dedos (das mãos e pés) ou na sola dos pés ou na palma das mãos. Estas bolhas possuem líquido no seu interior e, em alguns casos podem se unir para formar uma bolha grande. Elas podem causar coceira e vir acompanhadas de dor ou não.

2

Perante o aparecimento destas erupções, deverá dirigir-se ao seu médico ou dermatologista para que este faça um diagnóstico adequado. É importante que o tratamento da disidrose seja sempre orientado pelo seu médico que, por norma costuma ser à base de cremes com corticoides e pomadas imunossupressoras. Os cremes vão ajudar a secar as bolhas, enquanto que as pomadas evitam o aparecimento destas bolhas na pele.

3

Para além do tratamento farmacológico, também existem alguns remédios naturais que poderão ajudar a tratar a disidrose. Um deles trata-se da planta de aloe vera, já conhecida pelos múltiplos benefícios que trás para a nossa saúde. Para a utilizar, deverá aplicar o gel de aloe na zona afetada, pois ajudará a reduzir a inflamação, a prevenir infeções bacterianas e a acelerar a regeneração da pele.

4

Outro bom remédio caseiro para tratar a disidrose é aplicar uma solução de vinagre branco na zona afetada. O vinagre irá ajudar a mudar o equilíbrio de pH da pele, o que faz com que o crescimento fúngico na zona pare.

5

Para diminuir a dor e coceira geradas pela disidrose, pode aplicar leite de aveia na área afetada. Pode aplicar o leite de aveia com algodão ou fazer uma compressa ou gaze com o leite de aveia.

6

O abacate também é bastante benéfico para o tratamento da disidrose, pode tomá-lo em forma de vitaminas e infusões. Outra forma de utilizar o abacate para a disidrose é aplicando a polpa da fruta diretamente na parte afetada.

7

Para além do tratamento indicado pelo seu médico e destes remédios caseiros, é importante que o paciente também siga algumas recomendações para combater a disidrose e evitar o seu reaparecimento:

  • Deve manter as mãos e os pés sempre muito bem limpos e secos.
  • Use sempre luvas para realizar as tarefas domésticas e manusear produtos de limpeza.
  • Evite calçado de materiais sintéticos.
  • Aplique um creme hidratante todos os dias nas mãos, para que estas não fiquem secas.
8

O estresse é considerado um fator desencadeador da disidrose. Em umComo damos-lhe algumas sugestões de atividades para combater o estresse e de formas naturais de reduzir o estresse.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a disidrose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • O tratamento da disidrose costuma ser frustrante, não deve gerar falsas expectativas.
  • O tratamento deve ser indicado por um médico.