Como tratar a dislalia

Como tratar a dislalia

A dislalia é um dos transtornos mais frequentes que se apresentam nas crianças. Trata-se de um transtorno na articulação dos fonemas, que faz com que as crianças pronunciem incorretamente os fonemas ou grupos de fonemas. Quando as crianças começam a falar, é normal que não o façam corretamente, no entanto, atingida determinada idade, a linguagem deveria ser aperfeiçoada e a criança deveria melhorar sua pronúncia. Mas isto nem sempre ocorre, e são fundamentalmente, as instituições educativas que detectam este transtorno. Com um adequado tratamento, a dislalia tende a melhorar e as crianças têm um prognóstico muito positivo. A seguir, apresentaremos como tratar a dislalia.

Passos a seguir:
1

Consulte o médico especialista. É importante consultar um médico para um adequado diagnóstico, já que a dislalia pode ser um sintoma associado a outro tipo de transtorno. Quando o médico confirmar o diagnóstico de dislalia, deve combinar o tratamento com um logopedista que lhe dará os detalhes para um tratamento adequado.

2

Estímulo. É importante que a família possa estimular a criança para que possa corrigir a dislalia. Ao falar com ele, faça-o com clareza, articulando adequadamente e evite falar rápido. Fale com ele olho no olho, ensinando-lhe com paciência e tranquilidade a diferença entre os diferentes sons.

3

Correção. Evite os diminutivos e não o corrija continuamente; quando errar explique a maneira correta de emitir os sons. Evite a linguagem infantil, comunique-se com uma linguagem adequada à sua idade. É importante que lhe transmita sempre tranquilidade e segurança a todo momento.

4

Exercícios. O especialista que trata do menino deve indicar uma série de exercícios importantes. Você deve acompanhá-lo e ajudar nesse processo para ter um resultado positivo. Dedique-lhe uma parte do dia para realizar os exercícios com dedicação e afeto.

5

Jogos. Existem vários jogos que podem contribuir com o tratamento da dislalia. Os jogos de sopro e de mobilidade da língua e lábios contribuem para esse propósito. Por exemplo, imitar sons de animais, fazer bolha de sabão, atirar beijos no ar, entre outras. Ensine-lhe também exercícios de respiração.

6

Aprendizagem. Como complemento ao tratamento e como forma de tornar mais dinâmica a aprendizagem da criança, use outros recursos como música, rimas, leitura de contos, fazer adivinhações, entre outros. Deste modo, facilitará o envolvimento da criança no tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a dislalia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.