Como tratar a dispneia

Como tratar a dispneia

Entende-se como dispneia a dificuldade para respirar ou a sensação de que nos falta o ar. Esta condição pode ocorrer em determinados momentos da nossa vida, como durante as últimas semanas da gravidez ou ao ter febre muito alta. Costuma ser, na maioria dos casos, o sintoma de uma doença ou condição maior que precisa de atenção médica. Descobrir o que causa esta dificuldade para respirar é fundamental, no entanto algumas medidas podem evitar que esta condição piore. Em umComo.com.br vamos explicar para você como tratar a dispneia.

Passos a seguir:
1

As causas da dispneia são variadas, pelo que se sentir dificuldade para respirar ou falta de ar ora seja em repouso ou quando realizarmos atividade leve, é muito importante consultar um médico.

As condições mais comuns que originam esta condição são:

  • Doenças pulmonares como pneumonia, asma, embolia, doença pulmonar obstrutiva crônica ou hipertensão pulmonar.
  • Doenças cardíacas como angina de peito, ataque cardíaco, arritmias, insuficiência cardíaca.
  • Outras condições como alergias, ataques de ansiedade ou pânico, hérnia de hiato ou obesidade também podem produzir dispneia.
2

Quando a dispneia ocorre em uma ocasião pontual e se trata de um episódio leve, por exemplo quando temos o nariz congestionado por um resfriado ou alergia, trata-se de um estado transitório que não precisa de muita atenção. No entanto, se a dificuldade para respirar ocorrer com frequência ou for muito intensa, marcar uma consulta médica é imprescindível pois a forma de tratar a dispneia reside precisamente em tratar a condição subjacente que a causa.

3

Algumas medidas podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes com dispneia. Uma boa recomendação é manter a casa bem ventilada, além disso é conveniente se certificar de que quem sofre de dificuldades respiratórias pode respirar ar puro, evitando assim os espaços de maior contaminação que poderiam piorar ainda mais a condição.

4

Se a dispneia for causada devido a condições pulmonares, realizar exercícios respiratórios poderia ajudar a melhorar a condição. Por isso, recomenda-se fazer inalações e exalações profundas durante pelo menos 10 minutos por dia, isto permitirá oxigenar corretamente os pulmões e favorecer a saúde deste órgão.

5

Praticar exercício leve de forma frequente pode favorecer a adequada oxigenação do corpo, a perda de peso e a melhoria dos problemas cardíacos. É fundamental iniciar um plano de atividade moderada e sob supervisão médica, com exercícios como caminhar, andar de bicicleta ou nadar mas seguindo sempre as indicações de um especialista.

6

Outras recomendações importantes para tratar a dispneia são:

  • Evitar fumar, no caso de ser fumador recomenda-se deixar o tabaco.
  • Recomenda-se evitar aspirar substâncias que possam ser irritantes ou incômodas afetando a respiração, como o fumo do cigarro, o dióxido de carbono, o pólen, etc. Além disso, é recomendável tomar medidas para eliminar os ácaros e reduzir os alérgenos em casa.
  • Dormir com a cabeça ligeiramente elevada pode favorecer a respiração e evitar a tosse e a falta de ar. Pode utilizar várias almofadas para o conseguir e descansar muito melhor.
7

Lembre-se que é imprescindível consultar um médico se sentir incômodos ao respirar, dificuldade ou falta de ar de forma frequente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a dispneia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.