Partilhar

Como tratar a dor de cabeça

Por Sara Viega. Atualizado: 30 abril 2018
Como tratar a dor de cabeça
Imagem: saudemedicina.com

A dor de cabeça é conhecida na medicina como cefaleia ou cefalalgia. A cefalalgia é um dos distúrbios mais frequentes no ser humano.Pode ser definida como a dor na cabeça que se localiza na abóbada craniana.A dor de cabeça pode aparecer quando a pessoa apresenta uma leve indisposição gástrica ou prisão de ventre.O sintoma é a própria dor que, caso seja muito forte, pode obrigar o indivíduo a fechar os olhos.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a dor de cabeça
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que se tem de fazer é descobrir qual é a causa que produz a dor de cabeça.

2

Se você tem dor de cabeça, deve se dirigir a um local bem ventilado e deitar-se para dormir ou pelo menos descansar com tranquilidade e, assim, evitar o trabalho mental. Para além disso, deve afastar-se dos ruídos.

3

Siga uma dieta vegetariana e beba muita água pura.

4

Esfregue as têmporas com água fresca e avive as funções da pele com abluções, esfregar ou banhos.

5

Também podem ser feitas massagem nas têmporas e na testa com álcool de erva-cidreira caseiro. Para preparar este álcool, é preciso verter meio litro de álcool de 96º em um punhado de folhas frescas ou polpas do talo da planta erva-cidreira em um frasco de vidro previamente esterilizado, e deixar ao sol durante sete dias. Durante estes 7 dias, agite o frasco algumas vezes por dia. Passados os sete dias de maceração, filtre o líquido e este estará pronto para ser utilizado.

6

As infusões de lavanda também são muito úteis. Para prepará-las, verta uma xícara de água fervendo sobre um punhado de flores de lavanda, tampe e deixe-a em repouso durante 15 minutos. Deve ser ingerida uma xícara pela manhã e outra à noite durante várias semanas.

7

No caso de dor de cabeça persistente, siga também um tratamento hidroterápico. O tratamento consiste em aplicar todas as manhãs, durante uma hora, uma bandagem de água argilosa avinagrada e fria, a 15º C, sobre o abdômen e os rins. E à noite, tome banhos de pés em água argilosa fria, alternando com um banho quente.

8

Além disso, em dias alternados, deve-se tomar um banho médio de água argilosa e fria de 15 segundos.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra - Dor em cima da cabeça, o que pode ser?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a dor de cabeça, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Outras infusões que também podem ser feitas são ulmária, erva-cidreira e primavera.
  • Se tiver dor de cabeça intensa e persistente, consulte o seu médico de confiança.

Escrever comentário sobre Como tratar a dor de cabeça

Como tratar a dor de cabeça
Imagem: saudemedicina.com
Como tratar a dor de cabeça

Voltar ao topo da página