As lesões no joelho

Como tratar a dor no joelho

Pés Sem Dor
Por Pés Sem Dor. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tratar a dor no joelho
Imagem: healthcare-online.org

Dor no joelho é uma condição comum entre pessoas de idade avançada, mas não só, praticantes de exercício físico também podem sofrer com dor no joelho. Os joelhos suportam todo o tipo de movimentos para além do peso do corpo, por isso é normal que esta seja uma das articulações que mais se ressente com o passar dos anos. Mas entre as causas da dor no joelho também se encontram o sobrepeso, traumatismos, bursite, tendinite e artrite ou osteartrite. Se quer saber como tratar a dor no joelho, em umComo vamos dar-lhe dicas com tratamentos naturais.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor no joelho naturalmente

Passos a seguir:

1

Se sofre de dor no joelho, deverá procurar um ortopedista ou fisioterapeuta para que lhe diagnostique a causa de dor no joelho e lhe indique o tratamento indicado a seguir. Enquanto isso, confira alguns tratamentos naturais que poderá fazer para ajudar a aliviar a dor e a tratar a dor no joelho.

2

As compressas frias podem ser as suas melhores aliadas, principalmente se os seus joelhos se encontrarem avermelhados ou inchados. Basta pegar num pano colocar sobre o joelho e em cima colocar um saco de gelo. É muito importante que nunca coloque o gelo diretamente sobre a pele. Na falta de um saco de gelo, pode usar um saco de ervilhas congeladas. Deixe as compressas frias durante cerca de 15-30 minutos duas vezes ao dia.

3

A aplicação de calor nos joelhos só deve ser feita no caso de dor e rigidez associadas a artrite. Pode colocar no joelho compressas quentes, uma bolsa de água quente ou até um cobertor elétrico durante cerca de 15 minutos, duas vezes ao dia. É muito importante que nunca aplique calor no caso da região estar inflamada.

4

Fazer exercícios para fortalecer os músculos ao redor do joelho também é importante para tratar a dor no joelho, pois você vai sentir uma menor pressão na região. Mas fazer exercícios de fortalecimento não é sinônimo de fazer musculação. O melhor é consultar o seu fisioterapeuta ou ortopedista e aconselhar-se sobre que exercícios poderá fazer com o intuito de fortalecer a musculatura do joelho. Alongamentos também são igualmente essenciais, principalmente antes destes exercícios ou de qualquer outra atividade física.

5

A sálvia é um planta medicinal com várias propriedades curativas e, também pode ser utilizada no caso da dor no joelho ser originada por uma pancada. Embeba um pano em água morna e envolva-o em um punhado de folhas de sálvia. Pressione sobre o joelho por 10-15 minutos para que as essências da planta possam penetrar na pele.

Como tratar a dor no joelho - Passo 5
Imagem: trocandofraldas.com.br
6

Para conseguir tratar a dor no joelho você deve repousar o máximo que conseguir. Durante o período de recuperação deverá evitar qualquer atividade que exija esforço, até mesmo caminhar. O ideal é deitar-se sempre com a parte dos joelhos para baixo mais elevada em relação ao resto do corpo, para isso pode usar almofadas ou a parte do braço do sofá.

Como tratar a dor no joelho - Passo 6
Imagem: pmaminded.com
7

Realizar massagens suaves com azeite de oliva sobre a zona dolorida também pode ajudar a aliviar a dor no joelho. Realize massagens com movimentos circulares duas vezes ao dia. Além do azeite de oliva, também poderá utilizar óleo de coco morno.

8

O uso de calçado confortável e adequado aos seus pés também é fundamental se você quer tratar a dor no joelho. Compre sempre sapatos do tamanho ideal para si, nem muito apertados nem muito folgados e evite o salto alto, principalmente durante o período de recuperação. Também existem palmilhas específicas que possuem cunhas corretoras, que permitem assim evitar o desalinhamento dos joelhos e redistribuir a pressão nos tornozelos.

9

Caso estes tratamentos caseiros não aliviem a dor no joelho, pode ser que seja necessário você tomar um analgésico como Paracetamol ou colocar uma pomada anti-inflamatória. Antes de tomar qualquer medicamento ou aplicar pomada, deverá sempre informar-se junto do seu médico ou farmacêutico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a dor no joelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Nos casos de dor no joelho mais graves, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: healthcare-online.org
Imagem: trocandofraldas.com.br
Imagem: pmaminded.com
1 de 3
Como tratar a dor no joelho