Partilhar

Como tratar a endocardite

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a endocardite

A endocardite é uma inflamação do endocárdio, o revestimento interno do coração. Geralmente a zona afetada é o ventrículo esquerdo do coração. Ainda que algumas vezes se pode ver atacado o ventrículo direito, como ocorre quando a causa real é uma septicemia. Existem diferentes causas, mas as principais são uma septicemia que a pessoa doente já tenha, sofrer de febre muito alta devido à existência de tuberculose pulmonar ou pleurisia. Por norma, os sintomas que acompanham a endocardite são a presença de febre alta, lábios ressecados, manchas avermelhados na pele e excitação na pessoa doente. De seguida, neste artigo de umComo explicamos-lhe os passos que deve seguir para tratar a endocardite.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como tratar a taquicardia
Passos a seguir:
1

Para tratar a endocardite, é fundamental que o doente descanse numa cama, deitado com a barriga para cima. Tem que estar em um ambiente saudável, sem estar poluído para assim poder respirar o ar mais puro possível.

2

O mais importante é ativar todas as funções da pele, assim como as dos rins. Para isso, é necessário aplicar envoltórios de tronco e ir alternando com compressas de água morna e cobertas com um pano em cima da zona afetada. A duração deste tratamento tem que ser de 1 ou 2 horas, segundo o estado do paciente.

3

O tratamento anterior tem que ser combinado com envoltórios excitantes das pernas a uma temperatura de 12º C durante 2 horas.

4

Se a pessoa doente tiver os pés frios, deverá aplicar calor. Para isso, tem que cobrir os pés com cobertores ou aplicar calor com vapor.

5

O doente tem que fazer um jejum durante 24 horas e posteriormente terá que seguir uma dieta lacto-vegetariana com a ingestão de muitos vegetais e frutas.

6

O tratamento de endocardite é feito, por norma, com antibióticos intravenosos durante quatro a seis semanas, dependendo da intensidade da condição e de quão grave foi a infeção e também da resposta do organismo contra a bactéria.

Dependendo da situação, pode ser necessária uma cirurgia no local, por norma quando a válvula tiver sido bastante danificada.

7

Caso a endocardite tenha sido causada por bactérias, os medicamentos usados costumam ser a amoxicilina e a eritromicina. É importante que siga sempre as indicações do seu médico quanto ao tipo de medicamento a tomar, a posologia e a duração do tratamento para a endocardite. Nunca se deverá automedicar nem interromper o tratamento com os medicamentos indicados sem a indicação do seu médico.

No caso de lhe ser receitado a amoxicilina, confira estas informações que lhe poderão ser úteis:

8

A endocardite pode gerar algumas complicações no paciente como infarto, infeções em outras zonas do corpo como o fígado ou rins, insuficiência cardíaca e danos em outros órgãos e tecidos.

9

Se quiser obter mais informações sobre a endocardite, não deixe de conferir estes artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a endocardite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Os travesseiros da cama não têm de ser muito altos nem estar quentes.

Escrever comentário sobre Como tratar a endocardite

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar a endocardite
Como tratar a endocardite

Voltar ao topo da página