Como tratar a enurese com remédios caseiros

Como tratar a enurese com remédios caseiros

A enurese é um dos problemas mais frequentes em crianças de até 6 anos, sendo mais comum em meninos do que em meninas. Pode ser apresentada de forma diurna ou noturna e, para muitos pais, representa um problema. Entretanto, embora seja habitual, tem solução. É normal que durante os primeiros anos em que a criança começa a ir sozinha ao banheiro, ela tenha dificuldades em controlar a urina. É importante consultar um especialista e seguir o tratamento recomendado, porém, podemos adotar algumas medidas em casa. Em umComo.com.br, explicamos-lhe como tratar a enurese com remédios caseiros.

Passos a seguir:
1

A enurese pode ter muitas causas, desde uma bexiga pequena, um mau treinamento no uso do vaso sanitário, tensões, medos noturnos, transtornos de sono (como sonambulismo etc.), problemas hormonais, entre outros. O importante é compreender que é bastante comum em jovens e que, em caso de incontinência urinária, a primeira providência deverá ser consultar um especialista para diagnóstico da causa.

2

Os mirtilos são popularmente conhecidos como um dos melhores frutos para a nossa bexiga. Portanto, é muitas vezes usado em casos de cistite, sendo também recomendados como remédio caseiro para combater a enurese. Dê ao seu filho um copo de suco de mirtilos naturais pela manhã e comprove como o quadro irá melhorar.

Imagem: agrotec.pt
3

O dente de leão também é popularmente conhecido por melhorar a incontinência urinária. Pode ser consumido em folhas misturadas com alguma salada ou ensopado, ou em infusão pelo menos duas vezes ao dia. Talvez a melhor forma seja acrescentá-lo a alguma refeição onde o seu filho não perceba a sua presença e administrá-lo uma vez por dia.

Imagem: poderesdaservas.wordpress.com
4

A canela possui um toque adstringente que afeta também o sistema urinário de forma favorável, ajudando a controlar a enurese. Mastigar um pau de canela todas as noites pode ser muito positivo para controlar este problema.

Imagem: kuentro.blogspot.pt
5

Além disso, é importante que a criança exercite a bexiga para fortalecê-la. Uma boa forma de fazê-lo é pedindo-lhe que segure um pouco a urina ao ir ao banheiro, solte-a e volte a segurá-la sucessivamente até que esvazie por completo. Isto tonificará os músculos da área e irá surtir efeitos favoráveis. Caso a criança seja muito pequena, os pais deverão acompanhá-los.

6

Lembre-se de não dar muitos líquidos à criança antes de dormir, em especial evite as bebidas com cafeína pois são diuréticas. Além disso, é importante observar se a criança está indo ao banheiro com frequência, principalmente antes de dormir.

7

Para evitar danos maiores, forre o colchão com plástico para preservá-lo em bom estado. Além disso, você não deve censurar a criança por ter molhado a cama. Isso aumentará a pressão e acabará por agravar o problema. Tenha paciência, positividade e muito apoio para ajudá-lo a lidar com a situação. E caso aconteça, veja as nossas dicas para eliminar a urina de um colchão.

8

Se além da enurese, a criança se queixar de dor ao urinar, tiver incontinência frequente de dia e à noite, acordar com muita sede ou apresentar outros sintomas, como dor no abdômen e febre, é muito importante consultar o pediatra o quanto antes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a enurese com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.