Como tratar a epilepsia de forma natural

Como tratar a epilepsia de forma natural

A epilepsia é um transtorno neurológico que é causado pelo aumento da atividade elétrica dos neurônios em alguma parte do cérebro. Trata-se de uma doença grave que provoca no paciente convulsões ou movimentos corporais recorrentes e que não se podem controlar, esta situação conhece-se como ataque epilético. O paciente precisa de um tratamento médico específico adaptado completamente ao seu caso e que lhe permita desenvolver a sua vida com normalidade na medida do possível. Além desta, há algumas recomendações que se podem ter em conta para favorecer o seu bem-estar, convidamos você a descobrir quais são no seguinte artigo de umComo sobre como tratar a epilepsia de forma natural.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é conveniente referir que a epilepsia é um transtorno que deve ser tratado por um médico especialista em todos os casos. Há muitos tipos de tratamentos disponíveis e deverá ser o médico que com os exames oportunos, decidirá qual é a opção mais adequada para cada caso em particular e que ajude a controlar as crises epiléticas que o paciente sofre.

Os conselhos e remédios naturais que lhe mostramos de seguida podem favorecer a melhoria do paciente com epilepsia ou diminuir, na medida do possível, a gravidade ou a frequência dos ataques que sofrer, mas em nenhum caso substituem ou podem ser usados como substitutos do tratamento médico.

2

A dieta dos pacientes com epilepsia é fundamental para favorecer o seu bem-estar. Não deve faltar por exemplo o ômega 3, pois trata-se de um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso e do cérebro tanto em crianças como em adultos. Os ácidos graxos ômega 3 encontram-se em grande parte no peixe azul: salmão, sardinhas, atum, etc.. embora também o possa encontrar nas nozes, vegetais de folha verde e nos morangos.

3

A vitamina E é um forte antioxidante que poderá ajudar a prevenir os ataques de epilepsia. Um estudo realizado na Universidade de Toronto demonstrou que a vitamina E em crianças ajuda a controlar as convulsões nos ataques epiléticos e que aqueles pacientes que sofrem de deficiência desta vitamina podem ser mais propensos a tê-los. Para saber onde a pode encontrar, aconselhamos você a ler o artigo Alimentos ricos em vitamina E.

4

Tanto as frutas como as verduras são bons alimentos para o cérebro e o seu ótimo funcionamento, pois proporcionam uma alta quantidade de antioxidantes, vitaminas e minerais. Entre as frutas mais destacadas para quem sofre de epilepsia encontramos os morangos, as framboesas, laranjas, mirtilos, uvas, melões e maçãs. Por outro lado, são excelentes alternativas as verduras de folha verde como os espinafres, o brócolos, a couve, a alface, acelga, a couve-flor e as cenouras.

5

Dormir bem e seguir uma vida tranquila também ajuda a controlar os ataques de epilepsia. Além de um bom descanso, algumas terapias alternativas como por exemplo a prática do yoga podem ser de grande ajuda. Em concreto, este esporte melhora no paciente o controle que tem sobre as crises epiléticas, ao mesmo tempo que favorece a sua qualidade de vida.

6

Não se esqueça de consultar o seu médico antes de utilizar qualquer método natural para tratar a epilepsia, assim irá se certificar que é favorável para si e não prejudicará o seu estado de saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a epilepsia de forma natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.