Como tratar a escoliose

Como tratar a escoliose
Imagem: espacodamullher.blogspot.pt

A escoliose é uma deformação da coluna em que ocorre um encurvamento da coluna vertebral ao meio ou nos lados. Esta deformação pode ocorrer em qualquer idade, acentua-se posteriormente com o crescimento e com as más posturas. São várias as causas da escoliose, ela pode ocorrer devido a uma má formação dos ossos da coluna vertebral ou durante o desenvolvimento do feto ou do recém-nascido, chamada de escoliose congênita. Também pode ocorrer devido a fraqueza muscular ou paralisia decorrente de doenças como paralisia cerebral ou espinha bífida, chamada de escoliose neuromuscular. E em cerca de 70% dos casos, a escoliose é idiopática, ou seja, não tem uma causa conhecida, mais comum em adolescentes. Se sofre de escoliose ou tem algum familiar com esta deformação, em umComo.com.br explicamos-lhe como tratar a escoliose.

Passos a seguir:
1

Os sintomas que a pessoa pode apresentar são os seguintes;

  • Dor na região lombar e nas costas;
  • Fadiga;
  • Ombros ou quadris assimétricos, dando a sensação que um ombro está mais alto que outro;
  • Coluna vertebral encurvada para um lado.
Imagem: es.wikipedia.org
2

A escoliose pode ser classificada quanto à forma da sua curva. Assim temos a curva simples, que pode ser à direita ou à esquerda, a escoliose em 'C' e a curva dupla, a escoliose em 'S'.

3

Caso apresente os sintomas acima descritos, deve consultar o seu médico para lhe fazer o diagnóstico adequado. O diagnóstico é realizado através de um exame físico, em que o médico avalia a curvatura e através de exames radiológicos.

4

O tratamento da escoliose depende da causa da mesma, da idade do paciente, da flexibilidade, do tamanho e da localização da curvatura e da gravidade da mesma. Se se tratar de escoliose idiopática, mas frequente em adolescentes em que a curva apresenta menos de 20 graus, o tratamento é normalmente dispensado, sendo apenas realizadas verificações semestrais da situação.

5

Se se tratar de uma curvatura entre os 25 e os 30 graus, em bebês ou em crianças em fase de crescimento, normalmente é recomendável o uso de órteses para ajudar a retardar a progressão da curva. Existem vários tipos de órteses, o colete de Milwaukee, o colete de Boston, entre outros, cada um com uma aparência diferente. A escolha de uma órtese depende das caraterísticas da curvatura. O uso de uma órtese deve ser feito sob a orientação de um ortopedista.

Imagem: ortopedicacatarinense.com.br
6

Quando a escoliose é diagnosticada em pacientes adultos, pode-se recorrer a uma especialidade de fisioterapia chamada de Reeducação Postural Global (RPG). Com esta técnica pretende-se realinhar a coluna, diminuir a escoliose e as dores causadas pela mesma, através de várias posturas e exercícios.

7

Em casos considerados muito graves, o tratamento recomendado é a cirurgia. Com esta pretende-se corrigir a curva e encaixar os ossos dentro dela com hastes de metal, até que o osso fique recuperado totalmente.

8

Para evitar o agravamento da doença, deve evitar as más posturas como ficar sentado de uma forma desleixada e evitar passar muito tempo no sofá, visto ser um grande inimigo para as nossas costas devido às más posições que adotamos nele. Para além disso, é recomendável a prática de natação para fortalecer os músculos das costas e tentar que assim a postura fique mais correta.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a escoliose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.