Como tratar a esofagite com tratamentos naturais

Como tratar a esofagite com tratamentos naturais

A esofagite é uma inflamação do esôfago, que se localiza entre a garganta e o estômago, e causa bastante desconforto. Na maioria dos casos, a esofagite acontece devido a um refluxo gástrico, ou seja, quando o conteúdo ácido entra em contacto com a mucosa do esófago ou através da ingestão de alguma substância corrosiva. A esofagite tem como sintomas um gosto amargo na boca, azia e queimação, mau hálito, dor no peito e refluxo de um líquido amargado e salgado pela garganta. Pode causar também dor quando engole e um pequeno sangramento. Esta inflamação tem cura, o tratamento requer medicação e algumas mudanças no estilo de vida da pessoa. De seguida, mostramos-lhe algum tratamentos naturais que pode fazer para aliviar os sintomas da esofagite.

Passos a seguir:
1

Sempre orientado pelo seu médico, faça uns ajustes na sua dieta. Deverá comer poucas quantidades de alimentos ricos em proteínas e pobres em gorduras. Evite ingerir alguns alimentos como: alho, bebidas alcoólicas, refrigerantes, pimenta, molhos, sal ou açúcar em excesso, carnes gordurosas, comidas indigestas, tomate, fritos, pimentão, leite, coco, pudim, laranja, café, chocolates, chicletes e doces industrializados. Deverá alimentar-se à base de alimentos crus, cozidos ou assados de uma forma simples, sem molhos. Coma entre 3 a 4 porções de fruta, que não seja ácida, como as bananas por exemplo.

2

Beba bastante água ao longo do dia e pratique exercício físico com alguma regularidade, poderá ajudar a aliviar os sintomas da esofagite.

Imagem: blogdrveit.com.br
3

Um bom tratamento caseiro para aliviar as dores e o desconforto da esofagite é o suco puro de batata crua. Para prepará-lo basta passar a batata crua no passador ou no ralador de alimentos e depois espremê-la até retirar todo o seu suco. Deverá tomar este suco diariamente em jejum, até que os sintomas desapareçam.

Imagem: clinicor.com.br
4

Evite roupas muito apertadas e atividades que exerçam demasiado pressão sobre o abdômen.

5

Deverá elevar a cabeceira da sua cama cerca de 10 a 15 cm, uma vez que reduz a quantidade de ácido que volta para o estômago. O ideal será colocar algum tipo de elevação por debaixo dos pés da cabeceira, do que aumentar o número de travesseiros.

6

Para aliviar a azia ou a queimação, poderá na altura destes acontecimentos poderá beber um suco puro de limão ou comer um pouco de pão.

Imagem: egocentrismo.com
7

À noite, não se deite logo após à refeição. Aguarde duas horas antes de ir dormir.

8

Poderá também ingerir diariamente suco de aloe vera e de gengibre, pois também são eficazes no tratamento da esofagite. Poderá utilizar este último na comida, em chás ou simplesmente comer um bocado da sua raiz.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a esofagite com tratamentos naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • O diagnóstico da esofagite deverá ser feito através de consulta médica e confirmado com uma endoscopia digestiva alta.
  • Se já experimentou todos estes tratamentos naturais e ainda continua com dores e desconforto, consulte o seu médico para lhe prescrever uma medicação adequada.