
A esofagite é uma inflamação do esôfago, que se localiza entre a garganta e o estômago, e causa bastante desconforto. Na maioria dos casos, a esofagite acontece devido a um refluxo gástrico, ou seja, quando o conteúdo ácido entra em contacto com a mucosa do esófago ou através da ingestão de alguma substância corrosiva. A esofagite tem como sintomas um gosto amargo na boca, azia e queimação, mau hálito, dor no peito e refluxo de um líquido amargado e salgado pela garganta. Pode causar também dor quando engole e um pequeno sangramento. Esta inflamação tem cura, o tratamento requer medicação e algumas mudanças no estilo de vida da pessoa. De seguida, mostramos-lhe algum tratamentos naturais que pode fazer para aliviar os sintomas da esofagite.
Sempre orientado pelo seu médico, faça uns ajustes na sua dieta. Deverá comer poucas quantidades de alimentos ricos em proteínas e pobres em gorduras. Evite ingerir alguns alimentos como: alho, bebidas alcoólicas, refrigerantes, pimenta, molhos, sal ou açúcar em excesso, carnes gordurosas, comidas indigestas, tomate, fritos, pimentão, leite, coco, pudim, laranja, café, chocolates, chicletes e doces industrializados. Deverá alimentar-se à base de alimentos crus, cozidos ou assados de uma forma simples, sem molhos. Coma entre 3 a 4 porções de fruta, que não seja ácida, como as bananas por exemplo.

Beba bastante água ao longo do dia e pratique exercício físico com alguma regularidade, poderá ajudar a aliviar os sintomas da esofagite.

Um bom tratamento caseiro para aliviar as dores e o desconforto da esofagite é o suco puro de batata crua. Para prepará-lo basta passar a batata crua no passador ou no ralador de alimentos e depois espremê-la até retirar todo o seu suco. Deverá tomar este suco diariamente em jejum, até que os sintomas desapareçam.

Evite roupas muito apertadas e atividades que exerçam demasiado pressão sobre o abdômen.
Deverá elevar a cabeceira da sua cama cerca de 10 a 15 cm, uma vez que reduz a quantidade de ácido que volta para o estômago. O ideal será colocar algum tipo de elevação por debaixo dos pés da cabeceira, do que aumentar o número de travesseiros.
Para aliviar a azia ou a queimação, poderá na altura destes acontecimentos poderá beber um suco puro de limão ou comer um pouco de pão.

À noite, não se deite logo após à refeição. Aguarde duas horas antes de ir dormir.
Poderá também ingerir diariamente suco de aloe vera e de gengibre, pois também são eficazes no tratamento da esofagite. Poderá utilizar este último na comida, em chás ou simplesmente comer um bocado da sua raiz.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a esofagite com tratamentos naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.
- O diagnóstico da esofagite deverá ser feito através de consulta médica e confirmado com uma endoscopia digestiva alta.
- Se já experimentou todos estes tratamentos naturais e ainda continua com dores e desconforto, consulte o seu médico para lhe prescrever uma medicação adequada.