Como tratar a fístula anal

Como tratar a fístula anal

Uma fístula anal é um abcesso que se forma na área retal, e que acaba se enchendo de líquido e pus gerando um grave desconforto no paciente, os quais podem variar em função do quão afastada se encontre a fístula do ânus. Este abcesso pode ser consequência direta de alguns problemas ou condições como a presença de uma ferida na região anal, uma infeção ou uma inflamação, assim como de transtornos intestinais tais como a doença de Crohn e a colite ulcerosa. Além disso, pessoas com diabetes, um sistema imunológico fraco ou que praticam com frequência sexo anal são mais propensas a sofrer de fístula anal que outras. Se deseja conhecer mais detalhes e saber como tratar a fístula anal, continue lendo este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Como já referimos, a fístula anal pode se encontrar localizada mais ou menos longe do ânus, e dependendo da sua localização provocará sintomas mais ou menos graves no paciente. De fato, é possível perceber apenas incômodos leves como coceira ou ardência ou, pelo contrário, dores agudas e intensas no momento da defecação, que podem chegar a se estender até após várias horas da mesma. Além disso, é possível que as fezes venham acompanhadas de sangue e tenham lugar pequenas secreções de pus que podem chegar a manchar a roupa interior.

Obtenha mais detalhes no artigo quais são os sintomas de uma fístula perianal.

2

No caso de sofrer dos incômodos anteriormente descritos, será imprescindível consultar um médico o quanto antes para se submeter a um exame físico completo. E isto é fundamental pois o único tratamento eficaz para a fístula anal é uma intervenção cirúrgica. Nesta, procede-se à eliminação definitiva da fístula, drenando o líquido ou pus que há no seu interior, e, por conseguinte, pondo fim a todos os incômodos e alterações que possam ter causado.

3

Depois da intervenção cirúrgica, é possível que o seu médico lhe receite alguns medicamentos indicados para reduzir as dores ou os incômodos que possa ter na zona afetada. Além disso e como alívio, os banhos de assento com água morna são reconfortantes. Pode fazê-los diretamente na banheira, ou encher um recipiente ou bacia com água morna e cobrir com ela a área afetada durante pelo menos 5 ou 10 minutos. Pode repetir o procedimento umas duas vezes ao dia para diminuir os incômodos.

4

Na hora de tratar uma fístula anal após se ter submetido a uma operação, é importante também evitar a prisão de ventre, uma vez que as fezes duras podem originar muitas dores e afetar negativamente a ferida. É por isso que o médico também lhe pode aconselhar a tomar laxantes, algo que deverá fazer seguindo estritamente as suas indicações, uma vez que em excesso poderiam originar diarreia, a qual também não é nada benéfica para a cicatrização da fístula anal.

5

Evitar condições como a prisão de ventre, não é apenas uma boa medida para o tratamento da fístula anal, como também é a chave para prevenir o seu aparecimento. Assim, é aconselhável seguir uma dieta equilibrada e rica em fibra (aumentando o consumo de frutas, verduras e cereais integrais), beber água em abundância e líquido e exercitar o corpo através de uma prática regular de exercício físico. Devem-se evitar, pelo contrário, os alimentos picantes, demasiado condimentados, e os alimentos que causem prisão de ventre como a pastelaria, o arroz, a cenoura, a banana, etc.

6

Outras recomendações que deve ter em conta para tratar uma fístula anal e não agravar a lesão nem dar lugar a novas infeções são as seguintes:

  • Limpar a zona retal com cuidado e utilizando um papel higiênico suave, evitando aqueles que contêm corantes ou fragrâncias.
  • Manter uma boa higiene da região perianal lavando-a com frequência (2 vezes ao dia) e fazendo-o sempre de frente para trás para evitar que a área genital fique prejudicada. Não se devem usar sabões agressivos, um pouco de água morna e uma gota de sabão de ph neutro é suficiente, tal como indicados no caso dos banhos de assento.
  • Evitar que a zona afetada permaneça úmida. Seque-a muito bem depois da limpeza e procure usar peças folgadas e roupa interior de algodão que favoreçam a transpiração.
  • Não toque na zona lesionada com as mãos e evite arranhar-se com as unhas, quando ainda sentir coceira e ardência.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a fístula anal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.