Como tratar a flatulência

Como tratar a flatulência

A flatulência ocorre por um desenvolvimento anormal de gases dentro do tubo digestivo, devido a um excesso dos mesmos, fato que chega a expulsá-los em forma de arrotos e gases. Esta condição pode ser de origem nervosa, como a histeria e a cólica biliar, ou dever-se à dispepsia flatulenta que se apresenta depois de ter ingerido alimentos flatulentos, como as couves e as massas com excessos de levedura.

Existem diferentes tipos de flatulência: o meteorismo e a timpanite. Nos casos em que a distensão do tubo digestivo é considerável e o ventre incha falamos de meteorismo, enquanto que a timpanite consiste em um grau maior de distensão gasosa na qual as paredes do abdômen estão muito tensas e o diafragma fica recolhido no peito, dando lugar a dispneia e cianose. Neste artigo de umComo vamos lhe explicar como tratar a flatulência.

Passos a seguir:
1

Do ponto de vista da hidroterapia e com o objetivo de aliviar a dor, é aconselhável fazer um banho de vapor de 30 minutos seguido de outro de água morna e de jatos aplicados no ventre e em ambos os lados com a finalidade de aliviar a dor. Estes banhos podem ser substituídos pela aplicação de um banho de assento com água morna durante 10 minutos combinado com uma massagem suave na zona do abdômen. Devem-se tomar estes banhos diariamente e podem-se alternar entre si.

2

Se você é uma pessoa que sofre habitualmente de flatulência, recomendamos um banho de assento com água a uma temperatura de 30ºC durante aproximadamente 5 minutos. Este banho deve ser repetido 3 vezes ao longo do dia, e deve ser alternado com outro banho de um minuto com água à temperatura de 15ºC. Além disso, recomendamos que consulte o nosso artigo sobre como evitar os gases intestinais ou flatulência para tratar assim de prevenir os incômodos desta condição.

3

Do mesmo modo, deverá controlar o que come e a forma como ingere a comida. Deve evitar os alimentos que causam flatulência, onde se destacam os alimentos ricos em fibra como os mais prejudiciais para as pessoas que sofrem desta condição.

Além disso, será fundamental que coma de forma calma e sem pressas, assim como mastigando corretamente cada pedaço de comida. Para conhecer mais hábitos que podem ser os causadores das suas flatulências, recomendamos-lhe o artigo sobre por que tenho tantos gases para descobrir assim tudo aquilo que deve corrigir.

4

Para reduzir o excesso de gases e aliviar a dor que produz a flatulência é aconselhável tomar infusões para reduzir o inchaço da barriga e reduzir assim as dores que podem causar os gases. São muitas as ervas medicinais que poderão ajudá-lo a combater a flatulência e a sentir-se melhor no seu dia a dia.

5

Para acabar com as dores, pode aplicar compressas de água argilosa na sua barriga. A sua aplicação tem que ser alternada, ou seja, primeiro tem que aplicar compressas de água morna e depois de água fria. Além disso, também pode optar por usar uma bolsa de água quente para aplicar na zona abdominal, junto com estes outros truques para eliminar os gases que lhe ajudarão a sentir-se melhor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a flatulência, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Tenha muito cuidado com o que come e evite os alimentos flatulentos.