Como tratar a flebite

Como tratar a flebite

A flebite ocorre quando se inflama uma veia, geralmente de uma perna. Trata-se de uma inflamação que pode ser espontânea ou devido à penetração de um vírus, pus ou matéria estranha ao organismo da pessoa que sofre dela, entre outras causas da flebite. Embora possam não aparecer sintomas, também é possível que se formem dilatações ou protuberâncias nas veias devido ao trombo e, às vezes, a pessoa sofre de febre com calafrios e dores pulsantes. Para que possa saber mais sobre esta doença, neste artigo de umComo.com.br explicamos para você como tratar a flebite.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, destaca-se que a flebite é uma doença que deve receber tratamento médico urgente para reduzir assim o risco de trombose que pode surgir devido ao coágulo sanguíneo. Deste modo, os especialistas deverão administrar os medicamentos anticoagulantes apropriados para desfazer o trombo ou coágulo e reduzir por sua vez a inflamação.

2

Embora nos primeiros dias de tratamento seja conveniente que a pessoa que sofre de flebite repouse na cama para evitar assim situações estressantes, a verdade é que o sedentarismo é um dos principais inimigos desta condição. Além de evitar este fator de risco, encontrará também outras recomendações a seguir para prevenir a flebite.

3

Será recomendável também elevar a extremidade afetada para facilitar assim a circulação do sangue. Recomenda-se levantar a perna ou o braço acima do nível da cabeça para facilitar o risco sanguíneo.

4

Do mesmo modo, as aplicações de frio-calor na zona afetada podem ajudar também no tratamento da flebite. No entanto, deve se lembrar que nunca deverá aplicar gelo diretamente sobre a pele, visto que poderia causar queimaduras na pele. É por isso que deverá recorrer a compressas frias ou cobrir o gelo com um pano limpo, assim como cataplasmas para aplicar calor.

5

As pessoas com flebite deverão manter-se hidratadas a todo o momento, visto que a desidratação é outra das possíveis causas da formação de coágulos. Assim, será recomendável beber água e outros líquidos (sucos, bebidas não carbonatadas, infusões,...) em quantidades abundantes, pelo menos uns dois litros por dia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a flebite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Consulte o nosso artigo sobre a prevenção da flebite e siga todos os passos.