Como tratar a garganta inflamada

Como tratar a garganta inflamada
Imagem: pontovida.com.br

Uma inflamação é nem mais nem menos que uma reação do organismo perante uma infeção ou lesão dos tecidos do corpo. Várias condições podem levar a uma inflamação na garganta, entre as mais comuns encontramos a gripe ou resfriado, laringite, faringite, amigdalite, mononucleose e parotidite infecciosa (papeira). O ar seco do inverno e o frio do ar condicionado são condições que propiciam o aparecimento de inflamação na garganta. Apesar da garganta inflamada ser uma condição bastante incômoda é de fácil tratamento. Se sofre de garganta inflamada, de seguida em umComo vamos lhe explicar como tratar a garganta inflamada.

Passos a seguir:
1

Antes de iniciar qualquer tratamento, deve ser primeiro diagnosticado por um médico. Mas, para que fique a saber a garganta inflamada tem como sintomas dor na garganta, que é mais evidente ao engolir saliva ou comida, tosse seca que pode ser causada pelo simples ato de respirar, febre alta ou baixa, sensação incômoda na garganta, vermelhidão na garganta e halitose, que muitas vezes passa despercebida para quem sofre de garganta inflamada mas não para quem convive com a pessoa.

2

Em grande parte das inflamações que tenham sido arrastadas sem consulta médica ou outro tipo de tratamento natural podem agravar ligeiramente. Caso isso aconteça é aconselhável consultar o seu médico para que ele lhe possa prescrever um antibiótico, se necessário. Sendo mais eficaz para eliminar o pus da infecção, gânglios inflamados e as dores fortes na garganta.

3

Caso lhe seja diagnosticada inflamação na garganta, é comum o médico receitar um dos seguintes medicamentos, que são os mais usados:

  • Amoxicilina;
  • Ibuprofeno;
  • Penicilina.

Vale lembrar que, estes medicamentos só poderão ser usados sob prescrição do seu médico e seguindo as suas indicações quanto à sua posologia.

4

Para além disso e, enquanto espera por uma consulta com o seu médico, existem alguns remédios caseiros que poderá utilizar para tratar a garganta inflamada. Um deles consiste em fazer gargarejos com bicarbonato, basta misturar meia colher de chá de bicarbonato, com meia colher de chá de sal e uma xícara de água morna e utilizar a solução para gargarejar. Deve testar primeiro a temperatura da mistura antes de utilizar. Pode fazer este remédio caseiro duas vezes por dia para conseguir aliviar a dor, o incômodo e prevenir infeções.

5

Outro dos remédios caseiros que pode utilizar para tratar a garganta inflamada é fazendo gargarejos com água morna e sal. Para isso, deverá misturar em uma xícara de água morna meia colher de chá de sal. Depois incline a cabeça para trás e gargareje durante cerca de 30 segundos e cuspa, pode fazer este procedimento de duas vezes ao dia. O sal é útil para esta condição pois ele ajuda a diminuir o inchaço das células da mucosa.

Imagem: dicaatual.com
6

Uma excelente forma de aliviar as dores e os desconfortos originados devido à garganta inflamada é o mel com limão. Para preparar este remédio caseiro, deverá misturar uma colher de chá de mel, com 1/2 xícara de água quente e uma colher de chá de suco de limão. Misture tudo muito bem, leve ao microondas durante um minuto e beba esta mistura. O mel possui muitas propriedades benéficas para a nossa saúde, sendo que uma delas é ajudar a aliviar a dor de garganta.

7

O chá de gengibre é um ótimo remédio caseiro para tratar a garganta inflamada, uma vez que possui propriedades anti-inflamatórias. Para preparar o chá ferva cerca de 2 cm de gengibre cortado às rodelas. Depois de ferver, desligue o fogo e adicione um pau de canela. Tape a mistura por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, coe o chá e adoce com mel. Pode beber este chá duas vezes ao dia e o ideal é tomar o chá logo após ser feito. Vale lembrar que o gengibre conta com algumas contraindicações, por isso não deixe de consultar o nosso artigo para saber quais são.

8

A sálvia também é uma planta que pode ser utilizada para fazer gargarejos para tratar a garganta inflamada. Para isso, deverá ferver uma xícara de água e juntar duas colheres de chá de folhas de sálvia. Depois deixe repousar por cerca de 20 minutos, adicione uma pitada e sal e faça o gargarejo.

9

Para além destes remédios caseiros também é importante prestar atenção à sua alimentação. É extremamente importante manter-se sempre bem hidratado, por isso ingira muitos líquidos ao longo do dia. Opte por alimentos moles e suaves, que sejam fáceis de engolir e não causem um maior desconforto à sua garganta. Não force a voz e tente não respirar pela boa. E se fumar, tente não o fazer durante o tempo que tiver a garganta inflamada.

Veja também: Incômodo na garganta, o que pode ser? - 6 causas possíveis

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a garganta inflamada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se a inflamação não começar a passar o melhor é consultar um médico para um tratamento à base de medicamentos.
  • É importante repousar ao máximo, pois com ajuda do descanso também vai recuperar as defesas do organismo e acelerar o processo de cura.