Como tratar a gastrite

Como tratar a gastrite

A gastrite é uma das condições do sistema digestivo mais frequentes entre as pessoas. Ocorre quando a mucosa gástrica ou o revestimento interno do estômago se inflama ou se irrita devido a diferentes fatores, pois pode ser causada por maus hábitos alimentares, por uma ingestão excessiva de álcool, por alguns medicamentos ou por infeções bacterianas, entre outras condições como vamos ver ao longo deste artigo. Apesar de em muitos casos, a gastrite poder desaparecer de forma espontânea, os seus sintomas podem ser bastante incômodos e prejudicar o bem-estar do afetado. Quando estes sintomas forem persistentes e intensos, é necessário consultar o médico para iniciar o tratamento adequado e saber que hábitos de vida ajudarão a curar esta doença. Continue lendo este artigo do umCOMO para saber como tratar a gastrite.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante saber a diferença entre o que se denomina gastrite aguda e gastrite crônica. A primeira delas é um tipo de gastrite em que os sintomas se apresentam durante um período de tempo curto (no máximo 2 semanas, aproximadamente), enquanto que na segunda a inflamação do revestimento do estômago persiste de forma permanente e pode permanecer durante meses ou anos, provocando a destruição da mucosa.

Uma vez conhecidos os dois tipos de gastrite que se podem sofrer, vamos ver quais as causas mais comuns desta condição, assim como os fatores que podem levar ao seu desenvolvimento:

  • Infecções do estômago causadas pela bactéria helicobacter pylori.
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou drogas.
  • Ingestão de alguns medicamentos anti-inflamatórios não esteroides durante um período de tempo prolongado.
  • Maus hábitos alimentares.
  • Sofrer de estresse e/ou ansiedade.
  • Sofrer de refluxo biliar.

Outras condições menos comuns que também podem causar gastrite são traumatismos, doenças auto-imunológicas ou insuficiência renal.

2

Há muitos casos em que os pacientes de gastrite não apresentam nenhum tipo de sintoma e a gastrite é diagnosticada através da realização de uma endoscopia devido a outro motivo. Agora, quando se manifestam, estes podem variar muito de uma pessoa para outra, uma vez que em grande medida dependerá da condição ou fator que tiver causado a inflamação da mucosa.

De seguida, explicamos-lhe os sintomas da gastrite que pode ter:

  • Dores abdominais.
  • Gases ou flatulências.
  • Náuseas e vômitos.
  • Acidez estomacal.
  • Sensação de estar cheio.
  • Falta de apetite.

Naquelas pacientes em que a gastrite chegar a causar sangramento do revestimento do estômago, também podem apresentar fezes escuras ou pretas e vômitos com sangue.

3

Perante qualquer um dos sintomas anteriores, deve consultar o seu médico para se submeter aos exames necessários para se certificar que sofre de gastrite. O tratamento desta condição vai depender da causa que a estiver originando, pelo que cada paciente irá receber um tratamento completamente personalizado.

Para tratar a gastrite e amenizar os sintomas que provoca, é possível que lhe seja receitado alguns medicamentos como os seguintes:

  • Antiácidos: medicamentos indicados para neutralizar o ácido no estômago.
  • Bloqueadores de histamina 2 (H2): servem para reduzir a secreção ácida do estômago.
  • Inibidores da bomba de protões: mantêm um pH adequado no estômago e ajudam a reduzir os sintomas da gastrite.

É importante tomar estes medicamentos tal como o médico indicar, pois em alguns casos pode-se receitar uma combinação dos mesmos.

Nos casos em que a gastrite for causada por uma infecção de helicobacter pylori, é possível que o tratamento consista na toma dos medicamentos anteriores, além de dois medicamentos antibióticos para acabar com a bactéria responsável.

Por outro lado, se a inflamação da mucosa gástrica for consequência da toma excessiva ou prolongada de anti-inflamatórios não esteroides, o médico recomendará deixar de os tomar ou substitui-los por outro tipo de medicamentos que tenham um efeito idêntico.

4

Além dos tratamentos médicos, é conveniente que o paciente com gastrite realize uma série de mudanças nos seus hábitos de vida para não agravar a inflamação ou irritação do estômago. Deve se seguir especialmente uma alimentação macia rica em alimentos leves e suaves, descartando pelo contrário aqueles que podem ser irritantes e dificultar as digestões.

Estão permitidos alimentos como as carnes magras sem gordura, os peixes, as batatas cozidas, o arroz branco, as verduras não flatulentas, o pão branco tostado, o peito de peru ou fiambre cozido, os lácteos desnatados, as frutas sem casca ou cozidas, os ovos sem serem fritos, entre outros. Pelo contrário, deve evitar as bebidas com cafeína ou alcoólicas, os doces e bolos, os lácteos integrais, as frutas cítricas, as carnes altas em gordura, as comidas fritas, os vegetais flatulentos e os alimentos picantes ou muito condimentados.

Há algumas recomendações que também convém ter em conta na hora de degustar os alimentos no caso de gastrite. Assim, é importante realizar 5 refeições leves por dia, comer lentamente e sem estresse, não beber muito líquido durante as refeições, evitar as comidas muito quentes ou frias e esperar pelo menos umas 2 horas antes de se deitar, para a digestão não ser difícil de fazer.

Se quiser obter mais informação, pode consultar o nosso artigo sobre como comer se tenho gastrite.

5

Determinados sintomas da gastrite, como a acidez estomacal, a irritação, os gases e as dores abdominais também se podem aliviar usando de alguns remédios naturais.

Entre eles, destacam-se as infusões de camomila, boldo, gengibre, regaliz, feno-grego, o consumo de gelatina fria ou o suco de aloe vera. Descubra estas e outras opções nos artigos como curar a gastrite com remédios naturais e as melhores infusões para a gastrite, assim saberá de que forma deve consumir cada um deles.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a gastrite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.