Como tratar a gota

Como tratar a gota

Com o termo gota designam-se as manifestações clínicas produzidas pela deposição de cristais de urato de sódio principalmente na cavidade articular, mas também em outros tecidos. O aparecimento de gotaestá relacionado com o grau e a duração da hiperuricemia, apesar da hiperuricemia, que é o nome médico que recebem os níveis excessivos de ácido úrico no sangue. Por isso, neste artigo de umComo explicamos-lhe algumas recomendações sobre como tratar a gota que lhe servirão para apoiar o tratamento médico.

Passos a seguir:
1

A gota ou os ataques de gota ocorrem quando a acumulação de cristais de urato - derivada dos altos níveis de ácido úrico no sangue - provoca a inflamação e inchaço das articulações. Assim, as partes do corpo que ficam mais afetadas são: o dedo grande do pé (um ou ambos), os joelhos, os tornozelos, os cotovelos, etc.

Além dos sintomas típicos, outros fatores que podem mostrar que sofre de gota são:

  • Vermelhidão da articulação afetada;
  • Calor na área ao redor da articulação;
  • Pele brilhante e firme;
  • Febre;
  • Calafrios;
  • Deformações articulares.

Pode obter mais informação a este respeito no nosso artigo sobre quais são os sintomas da gota.

2

Desta forma, na hora de tratar a gota será imprescindível saber qual a origem do problema para poder assim resolver o problema de raiz. para isso, é necessário conhecer as causas mais comuns da gota, entre as quais podemos destacar as seguintes:

  • Excesso de alimentos com purinas na dieta;
  • Sobrepeso;
  • Abuso de bebidas alcoólicas;
  • Pessoas com órgãos transplantados;
  • Tratamentos diuréticos comuns.

Além das causas e fatores de risco evitáveis, também existem outros que são inevitáveis como o fato de ser homem, uma vez que são mais propensos a sofrer de gota; ou contar com antecedentes familiares, visto que o fator hereditário também aumenta as chances de sofrer de gota.

3

Assim, as pessoas que sofrem de ataques de gota deverão prestar especial atenção à sua dieta, vista que a maior parte de purinas do organismo - a substância química natural que provoca a subida dos níveis de ácido úrico - chegam através da alimentação. É por isso que este grupo deverá evitar todos aqueles alimentos que aumentem o ácido úrico, onde se destacam a carne vermelhas, as vísceras, o marisco, legumes, embutidos...

Será então fundamental saber o que pode comer se tem gota e, por sua vez, beber muita água para facilitar a eliminação de toxinas através da urina. Deverá evitar as bebidas alcoólicas, assim como abandonar o hábito de fumar caso o tenha.

4

Apesar destes alimentos que aumentam o ácido úrico e prejudicam as pessoas com gota, destaca-se que também existem outros que são benéficos para reduzir os níveis de ácido úrico e que ajudarão a melhorar esta condição. Entre eles se destacam os diuréticos, ou seja, os que facilitam a eliminação de líquidos como é o caso das alcachofras; no entanto, recomendamos que os consulte todos nos nossos artigos:

  • Quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico
  • Frutas para reduzir o ácido úrico
  • Verduras boas para diminuir o ácido úrico
5

Para aliviar os dolorosos ataques de gota, é possível recorrer a alguns remédios naturais que poderão amenizar os incômodos. Por exemplo, dissolver meia colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água poderá ajudar a dissolver os cristais de urato que se formam nas articulações e reduzir assim a dor.

Além disso, também existem algumas infusões que poderá ser benéficas para tratar a gota, um bom exemplo é a cavalinha, embora existam muitas outras que poderá descobrir neste artigo de remédios caseiros para aliviar a dor de gota.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a gota, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.